10 músicas que tem tudo a ver com vinho

10 músicas que tem tudo a ver com vinho

Uma seleção de 10 músicas para você harmonizar com seu vinho preferido.

Se você gosta de um bom vinho, provavelmente gosta de música.  Isso porque, mesmo sendo de áreas diferentes, as duas coisas tem muito em comum. A música é capaz de alterar nossas percepções, assim como a bebida. Quando juntamos as duas então, damos vida a uma mistura no mínimo interessante e que, em alguns casos, esbanja criatividade. Em comum, tanto o vinho quanto a música tem a sua poesia, em ambos existe acima de tudo a expressão de um autor capaz de exprimir prazeres, emoções e um talento criador que vai além da técnica adquirida. Por isso, veja a seguir uma lista com 10 canções que tem tudo a ver com vinho, seja pela inspiração que a bebida despertou nos artistas, seja pela sinestesia provocada em quem ouve as músicas.

1. Vinho, mulheres e música

Johann Strauss II, compositor austríaco, escreveu em 1869, “Wein, Weib und Gesang” (Vinho, mulheres e música), uma das mais famosas valsas de seu tempo, onde demonstra uma clara percepção da unidade que pode existir entre vinho e música. A obra é um dos clássicos daquele que até hoje é lembrado como o “Rei da Valsa”.

2. Prelúdio à Tarde de um Fauno

Claude-Achille Debussy é outro nome que faz parte da história da música. Compositor da “Prélude a l’après-midi d’un faune” (Prelúdio à Tarde de um Fauno), entre 1892 e 1894, um poema sinfônico onde apresenta um universo repleto dos mais valiosos sentimentos, o francês foi capaz de entregar à humanidade outra perfeita combinação entre o vinho e a música.

3. Going to California

Pessoas que viveram os anos 70 do último século, podem se orgulhar simplesmente por terem sido contemporâneas do auge do Led Zeppelin. Em “Going to California”, a banda fala em “Spent my days with a woman unkind, Smoked my stuff and drank all my wine. Made up my mind to make a new start, Going to california with an aching in my heart” Um verdadeiro clássico que mostra a importância do vinho como fonte de inspiração para os membros do conjunto.

4. Dear Prudence

A versão de “Dear Prudence” dos Beatles, feita por Brad Mehldau, pianista de jazz norte-americano, é praticamente um convite para sentar-se e degustar uma bebida como um Brut Malbec Rosé. Com um piano impecável ao fundo, a canção envolve e encanta, como um bom vinho também é capaz de fazer.

5. Wined and Dined

O “príncipe psicodélico”, Sid Barrett, acabou entrando para a história da música tanto pela sua criatividade quanto por suas pirações. Apesar disso, em “Wined and Dined”, o criador do Pink Floyd demonstra uma sutileza típica dos grandes gênios, com uma canção capaz de homenagear os comes e bebes, dando ênfase, é claro, ao vinho.

6. Hotel California

O grande clássico dos Eagles, tem uma letra cheia de alusões a lugares e situações quase incompreensíveis, certamente importantes para o conjunto. Sendo assim, a banda não poderia deixar de fora uma referência ao vinho no mínimo curiosa que aparece em “So I called up the captain, Please bring me my wine, He said “We haven’t had that spirit here since 1969”. Especula-se que a passagem tenha a ver com uma prática médica de dar vinhos aos pacientes que teria durado até 1969.

7. When I’m 64

Na canção escrita por Paul McCartney, a frase “When I get older losing my hair, Many years from now/ Will you still be sending me a valentine, Birthday greetings, bottle of wine?” já sugere que a bebida acompanharia a banda por muito tempo. Pena que apenas Paul e Ringo tiveram a chance se ver aos 64 anos cercados por garrafas de vinho ou não, décadas depois da composição.

8. Scenes from an Italian Restaurant

A composição de Billy Joel só não tem mais a ver com vinho porque é preciso que a música chegue até o final. A letra é quase um tratado sobre a bebida e os gostos pessoais do compositor. O verso “A bottle of white, a bottle of red, perhaps a bottle of rosé instead?”, já mostra o grau de inspiração da bebida para Billy Joel.

9. Never Tear Us Apart

No clássico do INXS, a passagem “If I hurt you, I’d make wine from your tears” é outro exemplo de como o vinho faz parte da história de grandes bandas da música internacional. A presença da bebida no verso dá o tom poético necessário para que a letra fique mais sofisticada.

10. You Can’t Always Get What You Want

Em 1968, os Rolling Stones lançaram um dos maiores clássicos do rock de todos os tempos. “You Can’t Always Get What You Want” começa com um coral cantando “I saw her today at the reception/ A glass of wine in her hand. I knew she was gonna meet her connection/ At her feet was a footloose man/ You can’t always get what you want/ But if you try sometimes / You just might find you get what you need!”. Sem o vinho, a canção jamais seria a mesma.

Onde comprar vinho: www.bebidasfamosas.com.br