História do Gin: conheça!
Gin: Uma bebida cheia de história, versatilidade e sabor.
O Gin tem uma história muito interessante. Relativamente mais novo do que as outras aguardentes, a bebida tem sua origem no século XVII, na receita apresentada pelo Dr. Franciscus de la Bõe, também conhecido por Dr. Sylvius que a batizou como Geniévre.
O Gin foi ganhando em sofisticação a partir da adição do zimbro, sendo considerado pelos holandeses um tônico purificante capaz de conservar a saúde das pessoas. No século XVIII, o Gin foi adotado como bebida nacional da Inglaterra.
Hoje, a bebida já é bastante conhecida mundialmente. Os tipos de Gin presentes no mercado são o London Dry Gin, o Old Tom Gin (já quase extinto), o Plymouth Gin, o Sloe Gin e o Genever. Saiba mais sobre eles.
Tipos de Gin
London Dry: É o tipo mais famoso, recordista em vendas. Tem como características ser muito seco e incolor.
Old Tom: Um tipo mais adocicado. Foi muito popular no século XVIII, mas hoje em dia está quase extinto do mercado diante de opções mais adaptadas ao mercado.
Plymouth: Com as características de ser seco e incolor, possui aroma mais acentuado do que o London Dry Gin. Tem a peculiaridade de durante muitos anos ter sido o Gin preferido da marinha inglesa. É produzido na escura abadia de Plymouth, desde seu desenvolvimento até hoje, onde recebe os cuidados dos descendentes da mesma família que o criou.
Sloe: Envelhecido em cascos de madeira, possui um sabor peculiar e cor avermelhada. Depois de destilado, este Gin recebe uma infusão de sloeberries, responsável por dar a ele tais características que o diferem dos outros tipos de Gin.
Genever: O chamado Gin Holandês, está disponível em quatro versões, são elas a Jonge (Young/Nova), incolor, suave e a mais popular; Onde Jenever (Old Genever/Velha), uma Genever com um tom ligeiramente amarelado, devido a um curto período de envelhecimento, com uma maior quantidade de malte na sua composição; a Citronengenever, uma Genever com sabor de limão bastante acentuado de cor amarelo-limão. ; e a Bessen Genever, semelhante a um licor vermelho-escuro.
Harmonizando Gin
Uma dica de harmonização interessante é um coquetel com gin, morangos e manjericão.
Muito fácil de fazer. Acompanhe:
Ingredientes:
2 morangos picados
1 colher de sopa de açúcar
5 folhas de manjericão
40 ml de gin
Água tônica
Misturar o morango e o açúcar. Aguardar alguns minutos e amassar junto com o manjericão. Acrescentar junto o gin e gelo. Despejar em uma taça para Martini. Completar com a água tônica.
Onde comprar Gin: www.bebidasfamosas.com.br