Vinho tinto: por dentro do sabor e das curiosidades

Vinho tinto: por dentro do sabor e das curiosidades

Conheça as principais curiosidades sobre o vinho tinto e suas produções pelo mundo.

A genialidade de uma invenção, bem como o seu sucesso, são questões que andam por uma linha considerada tênue, desde que o homem se entende por sapiens. Do fogo ao carro, muitas evoluções e aprendizados aconteceram, incluindo nas bebidas.

E a bebida mais charmosa – como alguns apontam desde os tempos antigos – passou por grandes evoluções. Desde o plantio da uva, até a produção e elaboração do vinho, o produto foi se expandindo e tomando proporções que hoje são imensuráveis.

Falar sobre cepas, castas e todos os derivados que podem ser mencionados com relação ao produto exige um grande conhecimento, tanto que virou profissão. Você sabe a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier? Se não, confira aqui neste post.

Mas, você não precisa ser um expert para falar sobre o assunto e, principalmente, para apreciar esta bebida da melhor forma. Vamos te mostrar neste post algumas curiosidades sobre o vinho tinto e como combiná-lo para obter o melhor do seu sabor. Para começar, você sabia que existem três tipos de tintos? Não? Explicamos e contamos um pouquinho sobre cada um deles agora.

Vinho tinto leve

Os vinhos tintos leves possuem menor intensidade de cor em comparação ao médio corpo e ao encorpado, o que deixamos claro que não significa menor qualidade da bebida fermentada. É apenas uma questão de diferenciação entre seus estilos e qualidades.

Os tintos leves são a cara do verão, pois aceitam o resfriamento na hora de servir. Isso significa que sua harmonização combina com frios, queijos não curados e carnes leves como a vitela. Além dessas iguarias, este tipo de vinho também combina com um bom espaguete ao sugo e, até mesmo com peixes, crustáceos e vegetais assados.

Vinho tinto médio corpo

Entre os tintos, os de médio corpo destacam-se por serem os mais versáteis. Frequentemente chamados de vinhos gastronômicos, as bebidas apresentam aromas de frutas e especiarias, além de taninos e acidez mais intensos que os leves, o que torna o vinho de médio corpo tão prestigiado.

Cada vinho traz características aromáticas próprias, pois muitos passam brevemente por carvalho. Apesar de sua intensidade ser mais elevada, se comparada ao tinto leve, o médio corpo não é muito robusto.

Esse tipo de vinho consegue harmonizar principalmente com carnes vermelhas, cogumelos e massas com molhos vermelhos. Embora seja multifuncional, é o tipo de vinho que casa com as mais diversas comidas, como risoto de abóbora com queijo e até um filé com gorgonzola. Vegetais assados e alimentos embutidos também são iguarias que caem bem ao serem servidas com vinhos demisec.

Bônus: carnes brancas e pizzas também são super bem-vindas se acompanhadas deste estilo de vinho.

Vinho tinto encorpado

Quanto ao tinto encorpado, normalmente, é a classe que apresenta maior potencial alcoólico e concentração de taninos, além de uma cor mais cor intensa. Aqui encontramos vinhos com boa dose de madeira e grande potencial de envelhecimento e taninos mais presentes e aveludados.

Além disso, carnes vermelhas como a costela ou picanha, por exemplo, combinarão muito bem com a intensidade da bebida fermentada. Quanto maior a presença de taninos, maior a necessidade de um prato com bons níveis de gordura e, acredite ou não, feijoada também cai bem se combinada com esse tipo de vinho.

Queijos como Emmental, Gruyère, Provolone e pizzas como Calabresa e Peperoni, também são alimentos que caem bem se combinados com vinhos tintos encorpados.

Agora que já você já conheceu um pouco sobre os tipos de vinho tinto, nós da Bebidas preparamos algumas dicas que você não pode deixar de conferir em nossa loja.

Silicum Toscana Rosso

Bom, a primeira de todas vem da Itália, o país que dá show quando o assunto é culinária e produções vinícolas.

Diretamente da região da Toscana, o vinho tinto Silicum Toscana Rosso 750ml, tem a cor semelhante a de um rubi, o seu intenso aroma de frutas vermelhas misturado a especiarias e couro, com um elegante tostado. Ele é amadurecido durante 14 meses em barris de carvalho francês de primeiro uso.

O vinho tinto Silicum Toscana Rosse é produzido na fazenda Paradiso, localizada em Strada. A região é conhecida pela produção dos vinhos brancos, mas  foram os tintos – seja pelo sabor ou pelos taninos finos – que acabaram ganhando notoriedade. 

Marques de Casa Concha Pinot Noir 750ml

Dando continuidade nas dicas de vinho tinto, saímos da Itália em direção ao Chile, terra do Marques de Casa Concha Pinot Noir 750ml, um dos tintos mais reconhecidos e recomendados mundo afora.

Como se não bastasse ser um Pinot Noir moderadamente encorpado, com boa estrutura e um final longo e persistente, o Marques de Casa Concha traz, também, um sabor picante e equilibrado.

Contendo a mistura de framboesas maduras, ervas e minerais, é o pedido perfeito para um início de noite ou almoço de domingo.

Vinho Tinto – Winemakers Limited Edition

Este tinto vem direto da Argentina e é especial para você que procura uma seleção especial e limitada. Goulart Winemaker´s é uma coleção assinada pela Winemaker Brasileira Erika Goulart, proprietária da Bodega Goulart, em Mendoza. Ou seja, esse Cabernet é a combinação perfeita entre dois dos principais países sul-americanos em termos de produções vinícolas.

Fazendo parte de uma seleção de vinhos frutados, concentrados e elegantes que combinam com qualquer momento, o tinto de médio corpo traz um combo de frutas negras frescas com notas de baunilha e cacau.

Quer saber mais sobre vinho tinto? Conheça nossa loja e confira todos os produtos que separamos especialmente para você conferir.