Todo casamento tem aquela atmosfera especial e muito requinte, então não pode faltar um bom vinho e espumante. Mas há sempre muita tensão na hora da escolha dessas bebidas, pois para a celebração dessa data é preciso que tudo saia perfeito. Então, hoje trouxemos algumas dicas de como escolher vinho e espumante para o seu casamento!
-
Como escolher vinho e espumante para o seu casamento?
Primeiramente, é muito importante que você analise quais bebidas que você e os convidados têm o costume de consumir. Mas, o gosto de cada um pode variar muito, então, o ideal é ter opções que harmonizem com o cardápio escolhido e com clima desejado para a festa.
-
Devo servir mais de um tipo de vinho?
Não há problemas em servir apenas um vinho se você não ira harmonizar a janta. Mas, se o menu for harmonizado, temos algumas sugestões clássicas como: canapés com espumante Brut, entrada com vinho mais leve, prato principal com vinho mais encorpado e bolo com espumante Moscatel ou Demi-Sec.
-
Opto por servir vinho ou espumante?
Nada impede de servir as duas bebidas durante o casamento, mas, se tiver de escolher entre um e outro, o espumante tem prioridade: pois é um clássico dos casamentos.
-
Como devo calcular a quantidade?
Para o brinde: 1 garrafa para 8 a 10 pessoas.
Para uma refeição em que o vinho é a bebida principal: 1 garrafa para cada 4 pessoas.
Para uma festa regada a espumante: 1 garrafa pra cada 1 ou 2 pessoas.
Para uma refeição em que o vinho não é a bebida principal: 1 garrafa para cada 6 a 8 pessoas.
-
Como harmonizar o vinho e o espumante com o menu?
Para casamentos é indicado escolher vinho mais tradicionais para nada sair errado. E aconselhado:
Saladas e canapés: Sauvignon Blanc
Peixes, massas com molho branco ou de queijo, risoto de queijo, aves: Chardonnay
Carnes leves, massas com molho vermelho simples, carne suína, carré de cordeiro: Pinot Noir ou Sangiovese
Massas com molhos mais pesados, carne vermelha em geral, pratos com funghi: Merlot, Malbec, Cabernet Franc, Tempranillo, Carmenere
Doces e sobremesas: espumante Moscatel ou vinhos de sobremesa, como Porto ou Colheita Tardia
-
Como escolher o espumante?
É importante degustar tudo que irá servir antes do casamento, principalmente o espumanete, pois este deve estar de acordo com o paladar dos noivos. Também deve estar adequado ao momento em que será servido – brinde, refeição, coquetel –, e tem que estar de acordo com o orçamento do casamento. De preferência, compre com antecedência.
-
Como armazenar corretamente os vinhos e espumantes da festa?
É de costume, os pais e os noivos comprarem essas bebidas fora do serviço de alimentação contratado para o casamento, por isso é importante você saber como armazenar corretamente até o dia do evento. Já reserve um espaço em casa, onde seja fresco (de 14 a 16 graus de preferência), seco, ao abrigo da luz, sem trepidação. Se as bebidas forem armazenadas por mais de 4 meses, o ideal é que as garrafas de vinho estejam na posição horizontal. E não se esqueça: as bebidas são para o seu casamento, e não para almoço da família.
Na bebidas famosas você encontra uma seleção de bebidas para a festa e o brinde:
Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/coluna/festa-de-casamento-9-dicas-para-nao-errar-na-escolha-do-vinho-e-do-espumante/