Confira estas dicas para escolher o melhor presente
Em 2020 a data destinada à celebração das mães completará 88 anos no Brasil. E hoje separamos uma sugestão de presente para o dia das mães, que através de um decreto presidencial tornou o segundo domingo de maio oficialmente o dia dedicado a elas desde 1932. Por isso, propomos um brinde ao dia das mães!
E para festejar essa data tão especial, uma boa pedida é escolher o espumante que vai agradar ao paladar da mãezona. Aqui na Bebidas Famosas selecionamos seis opções para te mostrar que sim, existem variedades na hora de comprar, mas também há aspectos mais marcantes que te ajudam a escolher o presente ideal.
Espumante, champagne ou vinho frisante, é tudo a mesma coisa? Pensamos em te mostrar algumas características através de cada uma das nossas sugestões. Pois imagine só, falar de todas as possibilidades de harmonização, de métodos de produção, de tipos de uva ou teores de açúcar?
Daria um post dividido em várias etapas certo? Mas o dia das mães está logo aí, então vamos ganhar tempo na escolha do espumante para recebê-lo a tempo do brinde no domingo.
Lembre que todo espumante deriva de um vinho, e que ele passa por duas fermentações.
Coloração – Rodestiu Semi Seco Branco
Um primeiro pensamento ao falar da coloração de um espumante pode parecer óbvio: a cor da uva. No entanto, a cor da uva sozinha não é a única responsável pela coloração, o método de preparo também interfere. Ao usar apenas uvas brancas em sua produção, o espumante branco pode ser chamado de Blanc de Blanc, mas se na sua composição levar uvas tintas, o termo francês para ele será Blanc de Noir.
O Rodestiu Semi Seco Branco é ideal para diversas ocasiões por ser um espumante leve. Ele apresenta coloração amarelo palha brilhante, característica dos espumantes jovens e refrescantes. A coloração do espumante pode indicar seu método de fabricação, idade, e qualidade, e pode ser alterada pela forma de armazenamento.
Processo Champenoise – Champagne Taittinger Brut
Como vimos o processo de fabricação também pode alterar a coloração, e também interfere na classificação do tipo de espumante. O Taittinger Brut, por exemplo, tem a sua segunda maturação direto na garrafa, esse é o Método Champenoise, o que lhe confere tons dourados.
Caso a segunda maturação fosse realizada dentro de barris de inox, antes de serem engarrafados, o processo em questão seria o Método Charmat.
Atualmente consideram-se champagnes somente os produtos fabricados com uvas da região francesa de mesmo nome, e que passam pelo Método Champenoise. Os demais serão considerados espumantes.
Moscatel – Chiarelli Moscato Rosé
Assim como o processo de produção caracteriza um espumante, a sua doçura também registra categorias diferentes. O espumante citado acima é do tipo Brut, ou seja, ele é menos doce.
Se a sua mãe prefere os espumantes mais adocicados opte pelo Chiarelli Moscato Rosé. Essa sugestão de presente para o dia das mães refere-se às uvas mais doces, um espumante moscatel. Mesmo sendo a doçura sua característica marcante, ele também acompanha sobremesas.
Harmonização no presente de dia das mães – Chandon Reserve Brut
Essa sugestão aqui é para garantir um brinde em grande estilo, ao comprar o kit Chandon Reserve Brut, você leva duas taças exclusivas. Afinal presente para a mamãe tem tudo haver com exclusividade, não é?
Aqui a combinação de três tipo de uva (Chardonnay, Pinot Noir, e Riesling Itálico) resulta em uma bela harmonização para frutos do mar, peixes e saladas.
Espumante italiano – Freixenet Italian Rose
Nome de uva ou tipo de espumante? Inicialmente Prosecco denominava um tipo de uva da região de Veneto, na Itália. No entanto, esse nome se popularizou caracterizando um tipo de espumante. Atualmente chama-se de Glera esse tipo de uva de origem italiana.
Se um é pouco, dois é bom, três é melhor ainda, Mamma Mia! Então, aqui vão três motivos para você escolher essa sugestão de presente para o dia das mães: uvas da região de Veneto, aroma de frutas vermelhas e uma garrafa sofisticada. Sua mãe vai adorar essa combinação de estilo, cor e sabor do Freixenet Italian Rose:
Perlage Fina – Espumante Casa Valduga
A perlage pode diferenciar as uvas que compõem aquele espumante, o método de fabricação, a diferença extrema da temperatura entre a taça e o espumante, e indicar ainda mais detalhes. Agora o que é a perlage? São as borbulhas do seu espumante.
As borbulhas do Espumante Casa Valduga são finas e duradouras. Isto é, características que indicam um espumante de qualidade.
O termo usado pelos franceses remete às pérolas. Imagine essa delicadeza na composição de um espumante para presentear sua mãe e brindar de forma especial neste dia.
Acompanhe nossas sugestões de dia das mães e peça a sua em Bebidas Famosas.