Embora todos os comércios ao redor do mundo tenham sofrido os impactos negativos da pandemia de covid-19, o ramo dos bares e restaurantes, assim como as festas e eventos, infelizmente foram os mais afetados.
No entanto, de acordo com empresários do segmento, 2022 foi um ano importante para se reinventar e recuperar parte da economia perdida, afinal, o mercado de bebidas alcoólicas cresceu cerca de 6%. E, para 2023, existem expectativas ainda maiores.
De qualquer forma, as mudanças e novidades relacionadas ao comércio de bebidas vieram para ficar e agora que todo mundo voltou a ativa, muita coisa promete agitar os bares, baladas e distribuidoras, desde bebidas mais saudáveis até drinks prontos em lata. Quer conferir? Então continue lendo!
01 – As bebidas ready-to-drink vão ganhar ainda mais espaço
Você já sentiu vontade de beber algum drink elaborado com Jack Daniels, Absolut vodka, Tanqueray ou outras bebidas, mas não tinha os ingredientes e habilidades necessárias para fazer? As bebidas ready-to-drink teriam sido perfeitas para você!
De maneira resumida, Ready-to-drink significa “pronta para beber” e esses produtos, geralmente comercializados em latas ou garrafas, ganharam muita popularidade nos últimos anos devido à praticidade que oferecem aos consumidores.
Embora antes se restringisse a distribuidoras e mercados, agora os ready-to-drinks estão sendo comercializados por bares e baladas. Com essas bebidas é possível ampliar o cardápio e agilizar o atendimento dos clientes.
02 – As Cervejas fitness prometem manter o shape
Nos últimos anos o número de brasileiros adeptos à vida fitness cresceu muito, mas mesmo assim, o Brasil continua sólido na terceira posição do ranking mundial quando o assunto é consumo de chopp e cerveja.
Pensando no fato da cerveja e do chopp serem geralmente evitados por quem treina, diversos fabricantes começaram a investir na produção de cervejas fitness, que tem como proposta serem menos calóricas, além de possuírem um menor número de carboidratos.
Até o momento, não são todos os estabelecimentos, eventos e baladas que disponibilizam cervejas fitness, low carb e sem álcool para o público, no entanto, a tendência é que essa alternativa seja bastante popularizada até o fim do ano.
03 – Cervejas exóticas – e ‘diferentonas’ também estão se popularizando
Ainda falando sobre cervejas, outra novidade que já vem ganhando espaço há alguns anos no mercado são as cervejas exóticas, que agora, com a forte retomada dos bares e restaurantes, vão ser ainda mais vendidas.
Em uma visita rápida aos pontos mais badalados da sua cidade, facilmente você irá encontrar cervejas feitas à base de diferentes frutas e especiarias, que podem ir desde cenoura a pimenta.
04 – Vinho em lata
Embora seja uma bebida sofisticada e sempre tenha sido apresentada em garrafas de vidro, o vinho em lata é mais uma das fortes tendências para 2023. Ele já está chamando atenção de muitos consumidores.
O principal objetivo do vinho em lata, de acordo com os produtores pioneiros deste produto, é simplificar a forma como a bebida é culturalmente consumida.
Além disso, os consumidores também podem experimentar diferentes tipos de vinho com mais liberdade, afinal, na latinha, não tem porque se preocupar com o armazenamento da sobra da garrafa e nem com o desperdício.
05 – Clubes de assinatura de bebidas alcóolicas e lojas online
Por último, os clubes de assinatura de bebidas alcóolicas também prometem crescimento em 2023!
Atualmente, existem mais de 4 mil opções de assinaturas de bebidas e a estimativa de faturamento anual do mercado é de cerca de 1 bilhão de Reais, somente no Brasil.
Mas você sabe como as assinaturas funcionam? É bem simples: Basta que o cliente contrate um plano de assinatura para qualquer tipo de bebida alcóolica que deseja receber, seja mensal ou semanalmente. Elas serão entregues no conforto da sua casa!
E caso não queira assinar, você também tem a opção fácil de fazer todas suas compras através de loja online, como é aqui na Bebidas Famosas.
As principais bebidas comercializadas por clubes de assinatura e lojas online são vinhos, cerveja, gin e até utensílios de consumo, como especiarias, por exemplo.
E aí, pronto para curtir todas as novidades que o mercado de bebidas alcóolicas tem para 2023?
Não é somente as bebidas alcoólicas que estão em alta em 2023, afinal, o ano promete muitos eventos e festas, além de reinaugurações e reaberturas de lugares que se encontravam fechados por conta da pandemia.
Por fim, lembre-se de apreciar o álcool com moderação e controle. Sempre que precisar comprar, conte com o apoio da Bebidas Famosas.