O Dia da Pizza pede vinho

O Dia da Pizza pede vinho

Em 10 de julho se comemora o Dia da Pizza no Brasil. A deliciosa data é inspiradora. Nada melhor do que um bom vinho para acompanhar a iguaria. Então, aprenda a harmonizar os sabores mais tradicionais com a bebida de Baco.

O Dia da Pizza pede vinho

O Dia da Pizza pede vinho

De uma forma geral um tinto seco leve é uma boa pedida para complementar o prato trazido ao País pelas mãos dos imigrantes italianos, em meados do século XIX, mas que segundo alguns historiadores, tem origem na Grécia Antiga. É possível, porém, apurar a escolha levando em consideração a cobertura e seus condimentos, que podem ser ressaltados com o acompanhamento certo.

A pizza de mozarela, com tendência ao gosto mais salgado e gorduroso pode ser degustada com opções um pouco mais ácidas, como um tinto Merlot. Quem prefere o branco, pode escolher um bom rótulo de Chardonnay bem encorpado. Essa uva complementa a suavidade do palmito.

Para as receitas com embutido, como calabresa, mais apimentadas e condimentadas, a dica é apostar ainda mais na acidez da bebida As fabricadas com a casta de uva Riesling funcionarão superbem. Se a escolha for entre os tintos, um Cabernet Sauvignon dará conta do recado. Para as linguiças mais suaves, os vinhos com uva Sangiovese estão no páreo. Por sinal, eles também são indicados para outra tradicional versão, a marguerita.

O Dia da Pizza pede vinho

O Dia da Pizza pede vinho

A explosão de sabores, nem sempre leve, de uma pizza quatro queijos pede vinhos com menos tanino possível. A alta acidez, novamente, é um excelente aliado do paladar. Os Pinot Noirs são os ideais. Mas dá para surpreender e investir em uma espumante. A perlage limpa o paladar e permite saborear os ingredientes sem interferências.

A combinação de frango com catupiry já é um balanço entre a gordura do laticínio e suavidade da carne branca. Para não pesar e prejudicar esse equilíbrio os leves Rosés e os Pinot Noirs fazem o fechamento com chave de ouro.

Os apreciadores do gosto dos indefectíveis cogumelos frescos ficarão satisfeitos com notas mais terrosas presentes tanto em diferentes Pinot Noirs, Merlots quanto em Carménères. O champignon, no entanto, é utilizado, normalmente, em conserva, o que altera sua consistência e minimiza o sabor, o que faz com que o Merlot seja o tipo de companhia mais apropriado.

O Dia da Pizza pede vinho

O Dia da Pizza pede vinho

Até na hora da sobremesa é possível escolher o vinho ideal. As pizzas doces também têm suas almas gêmeas. A de chocolate precisa de um Chardonnay licoroso, mais encorpado e doce para fazer frente à intensidade do ingrediente. Já a de banana está completa com uma espumante de uva Moscatel.

Com tantas dicas e com a possibilidade de receber os melhores vinhos em casa, é só decidir os sabores e honrar o Dia da Pizza. Mangia che te fa bene!

Confira nossos vinhos

Confira nossos vinhos