Como escolher um bom whisky?

Como escolher um bom whisky?

O Whisky é uma bebida de origem escocesa, mas que é extremamente reconhecida no mundo todo, possuindo datações iniciais já por volta do século XV. 

O Whisky é um destilado de grãos geralmente feito a partir da cevada, trigo, centeio ou até mesmo, do arroz, e quanto ao seu processo de envelhecimento, a bebida costuma ser maturada em barris de madeira que acabam por ajudar e definir muitas das características finais de cada rótulo.

Além disso, uma curiosidade sobre os whiskys é que, embora muitas pessoas se refiram a esta bebida como “Scotch”, esta nomenclatura só pode ser utilizada para mencionar os whiskies produzidos na Escócia, o país de origem da bebida. 

Ficou interessado no assunto? Continue lendo este conteúdo e confira o artigo completo que preparamos a respeito de Como escolher um bom whisky.

Os tipos de Whisky

A verdade é que existem diversos tipos de whisky ao redor do mundo, porém, apenas alguns deles são fabricados e comercializados de maneira universal, sendo considerados “Clássicos” entre essa bebida, e são estes que vamos te apresentar neste tópico. 

Confira os três principais tipos de whisky disponíveis:

Whisky Irlandês

Nos whiskies irlandeses, as receitas mais comuns são produzidas a partir de qualquer grão maltado, desde que eles passem por alguns procedimentos que procurem o seu envelhecimento. 

O processo de envelhecimento dos whiskies irlandeses geralmente acontece através de barris de madeira, como o carvalho, por exemplo, o que acaba por garantir sabores bem específicos à bebida. 

Conheça o Jameson Whiskey Irlandês 750ml, uma bebida provinda da mistura de cevada maltada e não maltada e que apresenta um perfeito equilíbrio entre notas apimentadas, nozes e baunilha.  

Whisky Escocês | Scotch

Como já dissemos no começo deste conteúdo, só podem receber o nome de Scotch os whiskies que são produzidos originalmente na Escócia, afinal, para que isso aconteça, existe uma forte legislação de denominação de origem – DOC, exatamente igual acontece com a cachaça brasileira, por exemplo, e isso tem um motivo!

O objetivo deste rígido controle, é, simplesmente, garantir que a qualidade da bebida em sua produção, manutenção e processos, seja sempre mantida e é por conta disso que os Scotchs são bem vistos e almejados em todo o mundo.

Além disso, os whiskies escoceses são produzidos, principalmente, pelos grãos de cevada e de malte, podendo ter três estilos diferentes, são eles: 

Single Malt

Na composição de um Scotch whisky single malt, é usado apenas água, cevada maltada e leveduras. 

Conheça o The Glenlivet Whisky Single Malt 15 anos Escocês 750ml, Um Scotch whisky single malt produzido na mais antiga destilaria legal localizada na região de Glenlivet na Escócia e que já opera há mais de 190 anos. 

Grain

Já nos whiskies de grão (grain), o ingrediente principal de sua composição pode ser o trigo ou o milho.

Blended

Os blended scotch whisky são um pouco mais complexos, afinal, estas bebidas são feitas a partir de uma mistura dos single malt e os whiskies de grão. 

Whisky Americano

O terceiro tipo de whisky deste conteúdo é bem fácil de ser encontrado com a grafia “whiskEY” e embora essa letrinha “a mais” pareça irrelevante, diz muito sobre a bebida. 

Acontece que povos norte americanos desenvolveram, por conta de algumas condições específicas como a falta de cevada, sua própria forma de produzir whisky, que neste caso é marcado por bastante presença de milho. 

Existem ao todo quatro “modelos” de whisky americano, são eles: 

Straight Bourbon

O Straight Bourbon leva, em sua receita, um envelhecimento de barris que dura no mínimo dois anos completos, além disso, ele também é geralmente considerado como um whiskey puro, afinal, não recebe em seu processo, nenhum tipo de aditivo ou corante. 

Bourbon

Já o Bourbon é um whiskey um pouco mais característico, que não pode ser produzido com menos de 51% de milho, complementados com outros tipos de grãos maltados. 

Conheça o Whisky Bourbon Makers Mark 750ml, um whiskey incrível e que apresenta sabores de Gengibre, eucalipto, canela, caramelo, banana, coco e cedro.

E existe também um DOC – Denominação de Origem para esta bebida, afinal, só pode ser chamado de Bourbon, o whiskey produzido, especificamente, nos Estados Unidos. 

Blended Bourbon

Exatamente como o nome indica, o Blended Bourbon é o whiskey que, assim como o Scotch Blended Whisky, carrega a mistura do Bourbon com o Straight Bourbon. 

Tennessee

Por último, o Tennessee é um tipo de whiskey exatamente igual ao Bourbon, entretanto, esta bebida passa por um processo a mais, que é a filtragem de carvão. Isso garante aromas e sabores bem específicos à bebida. 

Escolhendo seu Whisky

Muitos fatores podem influenciar na qualidade de um whisky. Entender cada uma das características que compõem essa bebida é a maneira pela qual é possível escolher o perfeito para seu paladar.

Assim como o vinho e a cerveja, existem vários tipos de whisky fabricados no mundo. Quando levamos em consideração os grãos usados na fabricação da bebida, podemos classificá-lo como Blend, Grain e Single Malt.

Enquanto o Blend é composto por uma combinação de mais de 40 tipos de malte, o Grain é feito de grãos destilados — como milho, centeio e trigo. Já o Single Malt, como o próprio nome sugere, é feito a partir da destilação de apenas um tipo de malte.

Outra características que devem ser observadas em um whisky é a sua idade. Quanto maior for o tempo de envelhecimento da bebida, mais acentuado será o seu sabor e aroma.

O teor alcoólico mínimo para uma bebida ser considerada whisky é de 38%. No entanto, esse número pode chegar a 70%. Sendo assim, tudo depende do gosto de cada um.