Whisky para iniciantes: dicas, tipos da bebida e opções de marcas
Você que pretende adentrar no mundo dos Whiskies, precisa estar ciente que existem diversas informações e experiências que você deve passar antes de se tornar expert no assunto, como dicas de whisky para iniciantes e informações básicas da bebida. Inclusive, até mesmo os especialistas em whiskies aprendem sobre a bebida todos os dias, pois é bastante comum o surgimento de sabores e marcas novas no mercado.
Contudo, para começar a entender um pouco mais sobre essa bebida amada e odiada por muitos, temos que ter conhecimento do questionamento mais simples: o que é um Whisky?
O que é Whisky?
O Whisky é uma bebida alcoólica destilada a partir da fermentação de diversos grãos. Normalmente ele passa por um processo de envelhecimento em barris de madeira. Isso tem influência direta no sabor do Whisky. Geralmente, a graduação alcoólica fica em torno de 38 a 54%, sendo uma bebida altamente forte e marcante.
Whisky para iniciantes
Bom, vamos as dicas essenciais para quem está começando a se adentrar no mundo do whisky, como tipos da bebida e opções de whisky para iniciantes.
Tipos de whisky
Os tipos de Whisky podem se dividir a partir de 2 características da bebida:
- Composição: informa os grãos e o tipo de destilação utilizados na fabricação do produto
- Origem: local onde a bebida é produzida.
Composição do Whisky
Single Malt
Esse Whisky é destilado inteiramente com cevada maltada, sendo um dos tipos mais raros e caros de Whisky. O processo de destilação ocorre dentro de um alambique de cobre, conhecido também como Pot Stills e ocorre em apenas uma única destilaria.
Blended
Produzem o Blended através da mistura de grãos e do whisky Single Malt com o intuito de preservar o sabor do whisky sem levar em conta a sua idade. Sendo 60% da composição do tipo Single Grain e 40% em Single Malt.
Single Grain
Com um sabor um pouco mais suave, o Whisky Single Grain é produzido com uma grande variedade de grãos, podendo ou não ter a presença de cevada maltada na composição, vai depender muito do produtor da bebida. Além disso, ele também é destilado em uma única destilaria, porém, o que diferencia ele dos demais é que o processo de destilação ocorre em destiladores contínuos.
Ele é um tipo de Whisky um pouco mais difícil de encontrar, uma vez que a sua composição é mais utilizada para produzir o Whisky Blended por ser mais comum e mais consumido. Com isso, são raras as produções focadas apenas nesse tipo de Whisky.
Origem do Whisky
Bourbon
O Bourbon é um Whisky tipicamente americano. Ele é feito com grãos maltados e com 51% de milho. Normalmente, o seu processo de envelhecimento leva cerca de quatro anos em barris virgens de carvalho, o que proporciona um sabor impecável e maduro.
Aliás, uma curiosidade sobre esse tipo de Whisky é que os Estados Unidos valorizam tanto essa bebida que a protege por lei. Isso mesmo, somente o país pode produzir esse Whisky, sem exceções.
Tennessee
De origem americana, o Tennessee é considerado um tipo de continuação do Bourbon, visto que os métodos de produção são bem parecidos. O que diferencia um do outro é o processo de filtragem. O Tennessee passa por carvão feito de madeira de bordo antes da finalização do Whisky, o que garante um sabor mais adocicado à bebida.
Rye
Já esse Whisky possui duas nacionalidades, pois advém tanto dos Estados Unidos quanto do Canadá. E por mais que pareça uma informação não tão relevante, esses dois países produzem a bebida de modo diferente.
Nos Estados Unidos, a bebida é feita a partir de qualquer mistura de grãos maltados, mas o que importa de verdade é a porcentagem utilizada de grãos de centeio. É preciso utilizar 51% dos grãos para que a bebida seja tipicamente estadunidense. Já no Canadá, os produtores colocam as medidas de acordo com o seu gosto, sem se importar muito e sem ter a necessidade de colocar a maioria dos grãos de centeio.
É claro que os sabores variam muito de país para país, porém, geralmente o seu gosto possui um fundinho picante. Assim, sendo uma bebida marcante e equilibrada.
Scotch
De origem escocesa, o Scotch é produzido a partir de cevada maltada e são envelhecidos em barris de carvalho por mais ou menos 3 anos, podendo ficar mais tempo envelhecendo mas nunca de menos.
Irish
Produzidos na Irlanda, o Whisky Irish pode levar em sua composição vários tipos de grãos. Além disso, a bebida passa pelo processo de destilação três vezes e a sua maturação ocorre em barris de madeira onde ficam por pelo menos três anos.
Quais os melhores rótulos de whisky para iniciantes?
Bom, mesmo você sendo um iniciante em Whiskies, você pode experimentar o que bem entender e ver o que mais se encaixa e combina com o seu paladar. Entretanto, o que recomendamos é que você comece com sabores mais suaves, como o Simple Grain, e vá aumentando o grau para sabores mais marcantes e intensos.
Pensando nisso, separamos algumas opções de Whiskies que são os melhores do mercado e o favorito de milhares de pessoas para você começar a sua experimentação com os sabores mais ricos e equilibrados que existem. Quer saber quais são?
Whisky Red Label- Johnnie Walker
De origem escocesa, o Red Label Johnnie Walker é uma opção de Blend Scotch rica e incorporada para quem gosta de um sabor marcante. Ademais, ele possui uma seleção com mais de 35 maltes, o que garante a sua superioridade diante dos demais e a sua posição de whisky escocês mais vendido.
Possui um aroma doce amadeirado, com cravo-da-índia e umas nuances de doce de manteiga. O sabor impecável tem um gosto inconfundível de mel que é prolongado e dura muito no paladar.
Whisky Jack Daniel’s
Essa opção é um dos whiskies mais vendidos no mundo, sendo uma das 10 marcas que mais crescem no mercado de bebidas. Ele é do tipo Tennessee e possui em sua composição ingredientes totalmente naturais, como o milho, o malte de cevada, o centeio e até a água isenta de ferro.
Tem um sabor suave, equilibrado e marcante. Sendo um gosto que predomina no paladar de forma agradável e sutil. É ótimo para quem está começando a experimentar a bebida, pois é um gosto extremamente saboroso.
Whisky Old Parr
Já começando pela sua maturação: ele passa 18 anos no processo de envelhecimento. Isso garante ao Whisky um sabor forte, marcante e que agrada os paladares mais exigentes. Além disso, o Whisky Old Parr é um Blended Scotch e produzem a bebida a partir de um malte chamado Cragganmore originário da região de Speyside.
Assim, possui um sabor impecável e inconfundível, sendo uma sensação única no paladar para quem o experimenta.
Ballantine’s
Com 17 anos de envelhecimento, o Whisky Ballantine’s é um Blended Scotch que possui uma sensação defumada no paladar e uma textura aveludada que advém das frutas frescas em sua composição.
Ele é feito a partir de cevada, levedura e outros cereais. Além disso, o seu sabor é perfeitamente equilibrado, mesmo com as misturas de mel, baunilha, madeira e alcaçuz. Já o aroma deixa tudo mais elegante, balanceado e extremamente cheiroso.
E aí, qual a sua opção de whisky para iniciante favorito?
Agora que você já tem um pouco de conhecimento sobre o Whisky, que tal adquirir o seu? Todas essas opções de whisky para iniciantes você encontra facilmente aqui na Bebidas Famosas. Dessa maneira, temos as principais e mais famosas marcas de Whiskies com diferentes preços para você escolher de acordo com o seu gosto.
Acesse já a nossa loja e conheça o nosso rico catálogo de whisky, vinhos, cervejas, vodkas, tequilas e o que você mais imaginar. Além disso, nos siga nas redes sociais para acompanhar as nossas promoções e as novidades que postamos toda semana.