Apelidada ao redor do Brasil por diversos outros nomes carinhosos, como por exemplo, pinga, branquinha, cana e aguardente, a cachaça, como muitos já sabem, é uma bebida destilada a partir do caldo extraído e fermentado da cana-de-açúcar.
Além disso, a cachaça é um dos nossos patrimônios e em todo o mundo, só pode ser reconhecida como cachaça, a aguardente proveniente da cana-de-açúcar que for produzida, necessariamente, dentro do território brasileiro.
Existem ainda, diferentes tipos de aguardente reconhecidas como cachaça. São sabores, aromas, qualidades e características únicas entre si, e sendo assim, fica até difícil de compreender se a sua cachaça favorita é de boa qualidade ou não, não é mesmo?
Pensando no assunto, preparamos um conteúdo inteirinho sobre as cachaças brasileiras, ficou interessado? continue lendo e sane todas suas dúvidas sobre o tema.
Quais características da cachaça devem ser analisadas?
Uma boa cachaça, como já dissemos, tem características únicas e bem específicas e como você provavelmente já pôde observar ao degustar uma dose, cada rótulo tem as suas peculiaridades.
Embora elas sejam sempre bem diferentes entre si, existem algumas “manhas” que podem te ajudar a determinar a qualidade da cachaça consumida, vamos ver quais são elas?
Observe as cores e a aparência geral
Ao servir a sua dose, preste bem atenção na cor do líquido, afinal, as cachaças tradicionais precisam ser bem transparentes e sem impurezas, que podem aparecer em cachaças de má fabricação, dado os sedimentos da própria fermentação da bebida.
Tenha em mente que a cachaça apresenta apenas duas colorações, completamente transparente ou dourada; nos casos das cachaças que passam por processos de envelhecimento, como é o caso da Cachaça Reserva 51 Singular, que recebe seu envelhecimento direto em barris de carvalho, o que pode ser sentido, inclusive, nos aromas da bebida, que carregam notas de madeira.
Preste atenção na textura e em como o líquido se comporta
Também é um grande sinal de qualidade, a forma como a cachaça se comporta no copo de vidro.
Para avaliar este aspecto, faça pequenos movimentos circulares com o copo e observe como o líquido corre pelas suas bordas. Geralmente, boas bebidas se comportam muito mais como óleo do que água, sendo que uma textura muito “líquida” pode indicar sinais de má qualidade.
Observe as informações do rótulo da cachaça
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que é responsável por verificar a qualidade dos alambiques e produtores de bebidas alcóolicas, é reconhecido através de sua sigla, MAPA.
Acontece que no caso das cachaças, as bebidas que não possuírem em seu a sigla do Ministério, não são estão alinhadas com os padrões de produção e segurança estabelecidos pelo órgão.
Infelizmente, os alambiques que não carregam este selo podem entregar produtos que, além de não serem tão agradáveis, coloquem sua saúde em risco.
O Aroma também é importante!
Embora a cachaça seja uma bebida bastante forte e que alcança facilmente um teor alcoólico de 38% a 48%, não é comum que boas cachaças tenham fortes odores alcoólicos.
Ao fazer o teste olfativo da sua cachaça, é importante que o cheiro da bebida lhe entregue notas adocicadas, podendo também, lembrar vegetais, frutas e até madeira.
Tome muito cuidado com cachaças que causam ardor no nariz ou qualquer tipo de desconforto ao inalar os seus aromas.
Atente-se no contato da cachaça com o paladar
Além de não agredir o olfato, uma boa cachaça também não é agressiva no contato com a boca.
Deguste a cachaça de maneira vagarosa e em pequenos goles que te permitirão sentir todas as notas de sabor, e, nesse momento, é importante sentir apenas sabores aveludados, levemente adocicados e que são capazes de aquecer a garganta e o trato digestivo, sendo que qualquer outra característica desconfortável no paladar, é um sinal de uma possível falta de qualidade.
Sem dor de cabeça e mal estar no próximo dia
Por último, depois de todas as características iniciais das cachaças de qualidade, a principal delas só será realmente analisada no dia seguinte.
Acontece que, se ainda restaram dúvidas a respeito de quão boa é a sua cachaça, a ressaca é o fator definitivo para você avaliar a procedência da bebida escolhida, afinal, a não ser que você tenha exagerado nas doses no dia anterior, uma boa cachaça não costuma dar sintomas de ressaca como dores de cabeça, mal estar e ressecamento.
Indicação de cachaça Bebidas Famosas
Não podemos falar de cachaça sem mencionar a queridinha do momento: a Cachaça Cabaré Extra Premium 700ml, uma bebida da mais alta qualidade, envelhecida 15 anos em tonéis de carvalho europeu e envasada em garrafa de design francês, belíssima.
A Cachaça Cabaré possui um sabor delicado e singular. Perfeita para todos os tipos de gosto.
Mas também, dispomos de mais variedades em cachaças em nossa loja online, confira no link: https://www.bebidasfamosas.com.br/destilados/tipo/aguardente-cachaca. Toda semana com promoções exclusivas em Bebidas Famosas!