Cerveja artesanal: vale a pena?

Cerveja artesanal: vale a pena?

De uns tempos para cá, a cerveja artesanal tornou-se muito popular nos bares e supermercados espalhados pelo mundo. A grande dúvida dos cervejeiros de plantão é se vale a pena deixar de lado as cervejas “comuns” e apostar nas cervejas artesanais.

Pensando nisso, a Bebidas Famosas preparou um conteúdo para desmistificar a cerveja artesanal e para você conhecer um pouco mais sobre essa bebida que vem conquistando muita gente desde o seu surgimento.

O que é a cerveja artesanal?

Pois bem, as cervejas artesanais passam por um processo de produção mais cuidadoso, enquanto as cervejas industrializadas são produzidas em grande escala. 

Com isso, as cervejas artesanais são desenvolvidas com mais qualidade, pois demandam um pouco mais de atenção. Além disso, em cada etapa de fabricação que a cerveja passa, o mestre cervejeiro observa e analisa o resultado final para ver se tudo saiu conforme o esperado.  

Assim, o processo de produção torna-se mais lento devido aos produtores respeitarem todo o período de fermentação, maturação e ainda não adicionarem produtos químicos que aceleram o processo.

Além disso, a sua composição tem como base a água, lúpulo, levedura e cevada maltada. É lógico que existem outros ingredientes que podem acompanhar o processo, como grãos ou até mesmo frutas. 

Por isso, a cerveja artesanal é perfeita para quem gosta de explorar novos sabores, visto que ela não fica limitada a apenas um gosto, como é o caso das cervejas industrializadas. 

Afinal, qual é a diferença entre a cerveja industrializada e a artesanal?

Uma das principais diferenças é que as industrializadas utilizam 60% de malte e o restante são preenchidos com outros tipos de cereais. Isso barateia o custo de fabricação.

Já a cerveja artesanal é produzida com uma quantidade de malte maior, o que geralmente faz com que esse tipo de cerveja seja um pouco mais caro. Mas aí entra o custo-benefício. Vale pagar um pouco mais caro e comprar um produto diferenciado.

Outra diferença que pode-se citar é a qualidade, visto que as indústrias possuem um tempo de maturação mais curto e rápido -acelerado com produtos químicos- e a artesanal leva períodos mais longos para a produção completa.

Com isso, os processos são controlados, como a fermentação, controle de temperatura e tudo que impacta diretamente na qualidade e no sabor final da bebida.

Além disso, a cerveja artesanal pode ser muito diversa, visto que diferente da cerveja industrializada, a artesanal utiliza ingredientes naturais e técnicas diferenciadas que podem ser base para criação de diferentes tipos e sabores de cerveja. Ou seja, existem cervejas artesanais frutadas, leves, encorpadas e robustas, tudo produzido a partir da mesma base de ingredientes, mas se diferenciando nos acompanhamentos. 

Tipos de cervejas artesanais

Lagers

São as mais comuns e mais fáceis de serem encontradas. O seu sabor é mais leve e suave em relação aos outros tipos. As mais populares são Pilsen, Schwarbier e American Lager. 

Lambics

Caracterizada por ter sabores únicos e processos de produção mais demorados, a cerveja Lambic é o tipo mais caro do mundo.

Ales

Caracterizada por ser mais encorpada, a cerveja Ale possui outros tipos conhecidos como a Stout, English Pale Ale e a Trapista.

Sabemos que ambas, a industrializada ou a artesanal, são muito boas. Entretanto, caso você prefira sabores únicos e uma qualidade impecável, aposte sempre em cervejas artesanais que com certeza você não vai ficar insatisfeito/a.  

Apesar do custo um pouquinho maior que as cervejas convencionais, investir em um produto que passa por um processo de produção cuidadoso e que não interfire na fabricação com produtos químicos ou conservantes é um sinal de que a bebida vale muito a pena. 

E aí, já está querendo experimentar algumas cervejas artesanais? 

Bom, para conhecer algumas marcas boas de cervejas, acesse a nossa loja e confira em nosso catálogo todas as opções de cervejas artesanais. Aqui na Bebidas Famosas você encontra uma diversidade de bebidas para todos os gostos, vodkas, cervejas, vinhos, espumantes, whiskies e entre outros. Então não perca tempo e conheça já a nossa loja.


E para acompanhar outros conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais e continue aqui em nosso blog. 

Cerveja Artesanal