5 Motivos para comemorar o Dia Nacional da Cachaça
O dia 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça. Ingrediente da Caipirinha, o drink mais famoso do mundo, a cachaça hoje é motivo de orgulho no Brasil. Por muito tempo as pessoas tiveram preconceito com a bebida, mas mesmo assim ela é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a cerveja. Seja por preconceito ou por falta de conhecimento, muita gente ainda acredita que ela tenha qualidade inferior em relação a outros destilados como vodka, whisky e tequila, não dando o seu devido valor, mas não é verdade. A cachaça brasileira é conhecida no mundo todo e vem recebendo diversos prêmios internacionais de grande expressão.
Para desmistificar o preconceito que muitas pessoas ainda tem pelo destilado de cana-de-açúcar, vamos apresentar alguns motivos para você beber uma boa cachaça.
A bebida genuinamente brasileira
A Cachaça nasceu devido a um “acidente”. Durante o processo de fabricação de rapaduras, retirava-se um extrato que era usado para adoçar as bebidas, como café, chá, etc. Quando esse processo dava errado, o caldo fermentava e era descartado. Entretanto, alguns escravos consumiam e, após beber, ficavam mais alegres e eufóricos. Com o tempo, a bebida ganhou popularidade e começou a ser consumida em todas as camadas sociais.
Hoje a produção chega a 1,4 bilhão de litros, sendo cerca de 4 mil marcas oficiais e 40 mil produtores, dos quais, 98% são de pequeno porte. Desses, 10 milhões de litros exportados. Ou seja, a cachaça reflete parte importante da história e dos hábitos do brasileiro. Se o México tem a tequila, a Escócia tem o whisky e a Rússia tem a vodka, o Brasil tem na cachaça a bebida símbolo da sua identidade cultural!
A cachaça é única
A cachaça já foi considerada o rum brasileiro, por que os dois usam cana de açúcar na fabricação. Porém, enquanto a Cachaça é produzida através do caldo fresco da cana-de-açúcar fermentado, o rum é feito através do melaço, o caldo cozido da cana.
Além disso, diferente do whisky, da tequila e do rum, que são envelhecidos somente em barris de carvalho, a cachaça pode ser envelhecida em mais de 24 tipos diferentes de madeira. Toda essa variedade proporciona sabores e aromas únicos à bebida.
Sucesso no mundo todo
A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo – perdendo somente para a vodka e o soju, destilado de arroz, feito na Coréia, e muito consumido em toda a Ásia. Até mesmo o whisky fica atrás da bebida brasileira tanto no país como fora dele.
A Europa é o principal mercado consumidor da cachaça brasileira, mais especificamente a Alemanha, que é responsável por cerca de 30% dos volumes exportados da bebida, e é seguida por países como Portugal, Itália, Espanha e Estados Unidos.
A cachaça e a culinária
Como faz parte da nossa cultura, a cachaça harmoniza com muito mais facilidade os pratos típicos da culinária nacional do que outros destilados. Seja acompanhando os mais tradicionais petiscos ou até em pratos mais completos, realçando os sabores genuinamente brasileiros.
E cachaça não é só para beber. A bebida nacional também é um ingrediente versátil e poderoso quando levado para dentro das panelas. Cria e realça sabores e aromas, amacia carnes, é contraponto para o sabor da gordura. Pode ser usada para marinar, grelhar, assar, flambar e cozinhar no vapor. Rende bons molhos e caldas. Vai bem com carne, frango, frutos do mar, legumes e doces.
A dica de ouro para cozinhar com a cachaça é “menos é mais”. Em quantidades exageradas, ela pode tomar conta do prato e ofuscar os outros sabores – especialmente as envelhecidas em madeira, que possuem sabor e aroma mais intensos.
Preço acessível
O momento de apreciar uma deliciosa cachaça é especial, mas fica ainda mais gostoso quando a bebida não é muito cara. No mercado brasileiro existem diversas cachaças premiadas que não pesam no bolso dos admiradores. Um bom rótulo de cachaça premium pode ser encontrado com mais facilidade no nosso país por um preço médio muito mais acessível que um whisky, por exemplo. Por isso, dê uma chance para a cachaça. Experimente a variedade de sabores e aromas que só o destilado de cana-de-açúcar pode proporcionar. Você não vai se arrepender!