Beefeater, história e drinks

Beefeater, história e drinks

Você já conhece o Beefeater? Gin que recentemente virou o queridinho da galera tem muita história e sabor, e nessa semana de promoção da linha Beefeater (que irá até dia 30/10/2022), que tal conhecer um pouco mais sobre esta bebida famosa e de brinde aprender algumas receitas.

Gin

Antes de qualquer coisa, é interessante explicar alguns detalhes do Gin em si, afinal, isso vai ajudar você a entender quais as características que fazem do Beefeater uma bebida tão especial. 

Gim ou Gin, dependendo da região onde é engarrafado, é uma bebida que possui um processo de produção muito similar ao da vodka, porém, é feita à base de cereais como trigo, cevada e milho que, após serem destilados, passam por processos de cozimento com zimbro ou outras especiarias que acabam por conferir sabores e aromas específicos. 

O Gin costuma ter um teor alcoólico bem variado, que pode ir de 37,5% a 50%, dependendo dos processos adotados pelo fabricante da bebida. 

Se você quiser, pode pular diretamente para a história do Beefeater ou para as receitas com Beefeater. 

Como surgiu o Gin

O sucesso do Gin pode ser visto no mundo todo, afinal, é extremamente comum encontrar drinks com essa base sendo servidos em bares, pubs e restaurantes. Mas para entender melhor o porquê da bebida ser tão famosa, precisamos analisar a história por trás do Gin.

Criada por volta dos anos de 1700, na Holanda, a primeira receita de Gin foi desenvolvida como uma opção alternativa para os remédios diuréticos da época, que eram usados no tratamento de doenças renais. 

Como a finalidade do Gin era o tratamento destas complicações renais, o ingrediente principal que compunha a bebida era o Zimbro, uma espécie de fruta bastante famosa por seus efeitos positivos ao sistema renal. 

Infelizmente, como o zimbro em forma de medicamento não demonstrou resultados positivos no tratamento dos pacientes portadores de doenças renais, as pessoas acabaram optando por consumir a bebida de forma casual, e, motivadas pelos sabores e aromas do Gin, rapidamente popularizaram a mistura, dando início ao seu consumo como bebida alcoólica. 

Pouco tempo depois, quando o Gin já era bastante consumido em seu país de origem, a Holanda, a bebida chegou a Inglaterra, onde alinhada com processos de produção de maior qualidade, acabou sendo produzida em larga escala e comercializada ao redor de todo mundo. 

Atualmente, a fórmula mais famosa do Gin carrega, além de zimbro, ervas, especiarias e temperos como centeio, coentro, canela e cardamomo.

Um fato curioso é que os ingleses, até hoje, são responsáveis pelas melhores e mais puras formulações de Gin, suas bebidas carregam sempre aromas e sabores bem definidos e característicos. 

História do Beefeater

A história do Beefeater começa muito antes mesmo da sua criação, afinal, antes de fabricar Gin, em 1820, a Destilaria Chelsea, em Londres, já produzia outras bebidas a comando da família Taylor. 

Acontece que, em 1863, James Burrough, que até então havia seguido a carreira de farmacêutico, comprou a Destilaria Chelsea e deu início a produção de licores, gins de frutas e ponches. 

Foi então que James teve a ideia de focar somente na produção de bebidas destiladas, e dando uma atenção especial ao gin, descobriu que poderia criar o Gin perfeito, que mais tarde, foi nomeado de Beefeater London Dry Gin. 

Receitas com Beefeater

Nas receitas que trouxemos com Beefeater, procuramos trabalhar muito além do simples Gin com tônica.

Confira algumas das receitas que preparamos pra você:

PMF Collins

Uma forma sofisticada de combinar o Gin, é a receita PMF Collins, do Astor JK Iguatemi, um bar de São Paulo. A receita foi idealizada por Rogério Souza.

Nesta receita, temos como ingredientes: 

  • 50 ml de Gin Beefeater
  • 15 ml de xarope ata (fruta do conde)
  • 15 ml de suco de limão taiti
  • 15 ml de grapefruit
  • 1 lata de água tônica

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e bata em uma coqueteleira, e aí, completar com água tônica. 

Gin com aperol

Outra forma diferente de combinar o Gin Beefeater é um pouco mais alcoólica, porém, com um toque doce e suave. 

Ingredientes: 

  • 50 ml de Gin Beefeater
  • 50 ml de Aperol
  • 1/2 rodela de laranja (preferencialmente laranja bahia)
  • 1 lata de água tônica
  • gelo

Modo de Preparo:

Complete uma taça para gin com pedras de gelo, adicione o gin com o aperol, complete com água tônica e enfeite com a rodela de laranja. 

Gin Beefeater com aperol

Receita de Beefeater e Tônica com Chá de Frutas Vermelhas

A terceira receita é uma das mais fáceis formas de combinar o Gin Beefeater. 

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Preferencialmente em uma taça de Gin, insira o saquinho de chá, encha com gelo e adicione por último o gin. Após descansar por no mínimo 2 minutos, complete com água tônica e está pronto para apreciar. 

Gin com morango e manjericão

O Gin Beefeater é tão versátil que pode ser combinado de maneiras ainda mais bacanas, como é o caso do Gin com morango e manjericão.

Ingredientes:

Modo de preparo: 

Em uma coqueteleira, macere os morangos junto do açúcar e do manjericão.

Sirva a mistura em uma taça e adicione gelo, gin tônica e então, misture lentamente. 

Gin com morango e manjericão

Gin tônica de maracujá

Por último, uma maneira bem refrescante de servir o gin é com maracujá e tônica.

Ingredientes:

  • Gelo 
  • 1 polpa de um maracujá pequeno
  • 50 ml de Gin Beefeater
  • 30 ml de xarope de flor de sabugueiro
  • 1/2 xícara de chá de água tônica gelada
  • Folhas de hortelã para finalizar

Modo de preparo: 

Após macerar metade do maracujá, 3 cubos de gelo, o gin e o xarope em uma coqueteleira, adicione a mistura a um copo, adicione gelo, a outra metade do maracujá e acrescente a água tônica. 

Na decoração do copo, utilize as folhas de hortelã e sirva.

Gin tônica de maracujá