Neste conteúdo, você verá tudo sobre o quentão, uma bebida típica das festas juninas e julinas brasileiras.
Com fogueira, quadrilhas e diversos pratos típicos deliciosos, as festas juninas são uma forte tradição e acontecem no Brasil todo entre os meses de Junho e Julho.
Entre os pratos e hábitos que as festas juninas trazem, muitos deles não são um consenso ao redor do Brasil, e, dependendo da região, pode-se observar diferentes receitas, brincadeiras e costumes nestas festas de julho.
Entretanto, uma das coisas mais famosas das festas de inverno, é o Quentão, uma bebida típica e de sabor marcante, que é sempre muito bem vinda pelos convidados, aquecendo o corpo e animando as comemorações.
Neste conteúdo, separamos tudo a respeito do Quentão, mas antes de falar sobre ele, no próximo tópico, você vai conferir um pouco sobre a origem das festas juninas, fica com a gente e acompanhe!
A Origem da festa junina
As festas juninas já estão presentes na tradição brasileira desde o início da história do nosso país, e, de acordo com alguns estudos, aponta-se que elas surgiram na época pré-gregoriana, na Europa.
Acontece que naquela época, na Europa, as festas juninas eram festas pagãs que buscavam agradecer a fertilidade da terra, ressaltando as boas colheitas daquele ano, e sendo comemoradas sempre durante o solstício de verão, próximo ao dia 24 de Junho.
Ao passar dos anos e com o crescimento do cristianismo europeu, as festas juninas começaram a ser conhecidas como “Joaninas” e tinham como objetivo homenagear João Batista, um personagem bíblico que ficou lembrado por batizar as pessoas.
Ainda naquela época, a Igreja Católica deu início à homenagem de três santos no mês de Junho, sendo no dia 13, Santo Antônio; ao dia 24, São João e por fim, no dia 29, São Pedro.
Com o sucesso das festas juninas espalhadas por todo o continente europeu, não demorou muito para que as comemorações, que agora eram católicas, chegassem ao Brasil através dos imigrantes e se espalhasse por todos os estados.
Mas afinal, como o Quentão se tornou uma das bebidas famosas nessa história? confira no próximo tópico:
Qual a história do Quentão?
A Origem do Quentão não é exata, entretanto, diversas pesquisas apontam que essa bebida tenha surgido em Minas Gerais, mais precisamente, no interior do estado. Na época, ela ainda não estava diretamente vinculada às festas juninas.
Com o objetivo de aquecer as pessoas nos dias mais frios dos meses de inverno, o Quentão era uma mistura originalmente feita com Pinga, Gengibre e outras especiarias, como a canela, cravo, laranja e etc.
[Por falar em Gengibre, confira a nossa receita de Moscow Mule, que leva suco de gengibre e vodka]
Ao passar dos anos, a bebida foi ficando cada vez mais atrelada às comemorações de Junho e ganhando também, diversas variações, como a substituição da pinga pelo vinho, além de algumas frutas.
Mas e aí? vamos aprender a fazer o Quentão? Basicamente, existem duas principais receitas de Quentão, O Quentão de vinho e o Quentão de cachaça.
Como fazer o Quentão de Cachaça
Uma das receitas mais conhecidas de Quentão é o que leva cachaça em sua mistura.
Ingredientes:
- ½ Litro de uma boa cachaça
- 500ml a 1 litro de água
- 1 xícara de chá de açúcar refinado
- 150g de gengibre sem casca em pedaços
- 5 a 7 paus de canela
- 1 colher de chá de cravo
Modo de preparo:
Primeiramente, derreta todo o açúcar em uma panela, acrescente o gengibre em pedaços, os cravos e a canela.
Por último, adicione a cachaça junto da água, deixando a mistura ferver por entre 25 a 35 minutos.
Se você quiser um quentão mais forte e marcante, use 7 paus de canela e apenas 500 ml de água nesta receita.
Como fazer o Quentão de Vinho
O Quentão de vinho é outra alternativa muito famosa e deliciosa para esta bebida.
Ingredientes:
- 750 ml de vinho tinto seco ou suave
- 1 a 2 Litros de água
- 4 rodelas de gengibre
- 1 ½ xícaras de açúcar (300 gramas)
- 1 laranja ou limão em rodelas
- 1 colher de sopa de cravo ou anis estrelado
- 5 paus de canela
Modo de preparo:
Misture o Vinho, o açúcar e a água em uma panela em fogo baixo, após 15 minutos, acrescente os ingredientes restantes.
Deixe ferver por 10 minutos e estará pronto para servir.