Famosa por seu sabor e polêmica por seus efeitos, a cerveja reúne em torno de si uma série de mitos. São as chamadas histórias que o povo conta e que ganham repercussão mesmo sem nenhuma comprovação científica. Assim, invariavelmente surgem comentários de falsos especialistas que falam da cerveja de maneira equivocada. Confira aqui alguns desses mitos sobre cerveja e avalie se você mesmo não anda acreditando demais em histórias que o povo conta por aí.
1. Quanto mais escura, mais alcoólica
Esse mito é comum em alguns lugares do Brasil e até mesmo do exterior. Por algum motivo, as pessoas associam coisas diferentes. Fato é que a cor da bebida está relacionada à produção do malte e o grau de torrefação, não ao teor alcoólico.
2. Cerveja engorda
Outro mito muito popular. A cerveja boa, de qualidade, possui aproximadamente 90% de água em sua composição, além de apresentar cerca de 10% dos sais minerais que o ser humano necessita por dia. O que acontece é que em grande parte das vezes, ela é consumida junto com frituras e outros alimentos que engordam e fazem mal à saúde. Um hábito cultural que é péssimo, mas que continuaria sendo péssimo mesmo se a cerveja fosse trocada por outras bebidas ou por bebida nenhuma.
3. Grávidas não devem beber
Mais ou menos. Uma cerveja de baixo teor alcoólico apreciada com moderação não faz mal. Segundo especialistas, o alto teor de malte presente em determinados produtos, pode até mesmo ajudar a gerar uma maior quantidade de leite durante a lactação.
4. Cerveja cura ressaca
Falso. A ressaca é consequência de desidratação e dificuldade do fígado em processar substâncias tóxicas, sendo assim, não é aconselhável beber mais álcool para combater esses problemas.
5. Cerveja mata neurônios
Segundo especialistas, não existe relação direta entre as duas coisas. O que ocorre é que o consumo excessivo de cerveja pode afetar a função cerebral caso os neurônios já estejam danificados, podendo gerar problemas de saúde graves, entretanto, isso não está associado somente ao consumo da cerveja, mas sim, de qualquer alimento em excesso. Procure beber com moderação e qualidade, assim como praticar hábitos saudáveis frequentemente, como a leitura.
Faça a escolha certa e ignore os mitos sobre cerveja
Como tudo na vida, cerveja só faz mal quando consumida de forma inadequada. Procure escolher bem os produtos que consumir para garantir maior qualidade e apreciar melhor os sabores.