A cerveja é realmente culpada pela barriguinha?

A cerveja é realmente culpada pela barriguinha?

Principalmente no verão, mas até mesmo em dias mais ameno, a cerveja é muito bem vinda quando o dia pede um momento de descontração e relaxamento, não é mesmo?

A base dessa bebida tão admirada pelos brasileiros é, na maioria dos casos, malte, lúpulo, água e leveduras, mas será que algum destes ingredientes é o responsável pelas crenças em relação à cerveja engordar? Muita gente diz que sim, mas em contrapartida, também há quem defenda que isso não passa de mito. 

Ficou interessado? Neste conteúdo você vai conferir tudo sobre o assunto, e, se você quiser saber de uma vez por todas se a cerveja engorda ou não, continue lendo e confira! 

De onde vem a ideia de que a cerveja engorda?

Já te adiantando um pouquinho sobre a resposta para a pergunta, a cerveja nem sempre é responsável pelo ganho de peso, mas antes de abordarmos o assunto com mais profundidade, é importante falar sobre como se criou a ideia de que a cerveja engorda. Vamos lá?

Por muito tempo se difundiu a ideia de que o consumo de cerveja e outras bebidas alcóolicas estão associados com estilos de vida não saudáveis e sedentários, no entanto, estes hábitos, isoladamente (sem envolver a cerveja) já são responsáveis pelo ganho de peso e o acúmulo de gordura corporal.

O que acontece é que sem a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, é natural que a fome como um todo seja mal controlada, ocasionando uma maior ingestão de alimentos, menos queima calórica do que o ideal e, consequentemente, engordando. 

Mas então a cerveja não engorda!? 

Infelizmente não é tão simples assim, afinal, nenhum alimento sozinho é capaz de engordar ou emagrecer. Para isso, é necessário que ocorra déficit ou superávit calórico, ou seja, queima calórica maior que a ingestão (emagrecer) ou menor que a ingestão (engordar). 

Desta maneira, é fato de que a cerveja por si só realmente não é responsável por engordar, no entanto, dois pontos precisam ser levados em consideração: 

Quantidade de consumo

Quando se fala sobre cerveja x peso, um dos principais pontos que precisam ser observados é a quantidade e a frequência do consumo desta bebida. 

O que acontece é que a cerveja possui, em média, cerca de 150 calorias por lata, e a gente sabe que se o papo está bom, 6 latinhas acabam sendo pouco, né? Pois bem, neste caso já serão 900 calorias consumidas em poucas horas e se você fizer isso com frequência, os pneuzinhos serão inevitáveis! 

Hábitos adotados juntos do consumo

Outro ponto extremamente importante são os hábitos adotados junto ao consumo da cerveja, que por conter álcool, naturalmente estimula reações químicas responsáveis pela fome, um cenário perfeito para que você procure por lanches rápidos e gordurosos, como frituras e industrializados, por exemplo.

E aí, curtindo o conteúdo até aqui? Continue com a gente e confira mais algumas curiosidades sobre o assunto. Você sabia que existem até alguns benefícios em consumir cerveja de maneira controlada? Não?! Então continue conosco.

Benefícios em consumir a cerveja dentro de uma dieta balanceada

É claro que consumir cerveja não substituirá a necessidade de uma alimentação balanceada e saudável, no entanto, em uma lata de cerveja de baixo teor alcóolico por semana, você consegue ingerir diversos nutrientes como Silício e Fibras, além de vitaminas B6, B12, B3 e B2.

Além disso, estudos recentes também apontam que, quando consumida de maneira consciente, a cerveja pode diminuir os riscos de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares em até 30%. Ajudando também a elevar os níveis de colesterol bom, responsável por evitar o entupimento das artérias.

Extra: é verdade que uma lata de cerveja é igual a comer um pão? 

Você já ouviu dizerem por aí que uma lata de cerveja é igual a comer um pão? Bom, esse é um mito bem famoso e que se gerou simplesmente por conta da quantidade de calorias desses dois alimentos serem bem próximas, cerca de 150 kcal. 

No entanto, uma lata de cerveja não é igual à um pão, afinal, ambos possuem valores de carboidratos e nutrientes bem distintos.

Por fim, equilíbrio é a chave!

De maneira geral, deu pra entender que o que te fará engordar ou não são os hábitos que você tem e a maneira como você enxerga as bebidas alcóolicas. 

Tenha sempre em mente que apreciar com moderação e consciência, alinhando com um estilo de vida saudável, é a melhor forma de aproveitar. E não esqueça de conferir nossas opções em bebidas, inclusive em cervejas, em nossa loja online: https://www.bebidasfamosas.com.br/, toda semana com promoções imperdíveis.