A Vodka, como quase todos os consumidores já sabem, é um destilado de origem russa. Sua composição é, basicamente, água e álcool etílico, o que confunde muitos dos clientes, afinal, a bebida apresenta aromas interessantes, mas que são provenientes das substâncias liberadas durante a sua destilação.
Muito consumida de forma pura em países mais frios como a Rússia, onde ela se deu origem, essa bebida é extremamente popular no Brasil, bem como em todo o mundo. A vodka, que também pode ser chamada de “vodca” é um destilado que alcança facilmente um teor alcoólico entre 35 a 60%.
Neste conteúdo falaremos a respeito da origem da vodka e de como esta bebida é feita. Ficou interessado no assunto? Continue lendo e confira os próximos tópicos deste artigo.
Origem
Embora a bebida seja uma das queridinhas dos jovens e adultos brasileiros, já faz bastante tempo desde que a vodka foi criada, mais precisamente, em 1893, quando Dmitri Ivanovich Mendeleev, um cientista, descobriu essa bebida.
De acordo com relatos históricos, foram anos de estudo para que Mendeleev conseguisse estabelecer uma composição perfeita para a vodka russa, que atualmente, é legalmente registrada como uma mistura de 60% água e 40% álcool etílico.
Com o sucesso da sua criação, não demorou para que o professor Mendeleev torna-se uma celebridade em todo o território russo, e a prova do seu reconhecimento, é que o autor da bebida possui até mesmo, seu próprio setor dentro do Museu da Vodka, em Moscou. Bacana né?!
Mas afinal, como funciona seu processo de fabricação? Confira:
Como é feita
Para produzir a vodka, a depender da região ou simplesmente do processo de fabricação, podem ser utilizados os ingredientes: arroz, trigo, centeio, batatas e até mesmo, uvas, como é o caso da Vodka Cîroc Red Berry.
Uma vez produzido o mosto, este líquido é despejado em tanques de armazenamento que possuem microorganismos fermentadores, que basicamente, são capazes de consumir o açúcar presente no líquido e transformá-lo em álcool.
Por fim, o processo de destilação acontece e é repetido diversas vezes e de modos diferentes, com objetivo de remover todas as impurezas da bebida que podem ser responsáveis por notas ruins no sabor e aroma, podendo até mesmo, fazer mal para a saúde como um todo.
Depois de fermentado e destilado, o produto final é de um teor alcoólico muito alto, atingindo algumas vezes valores maiores de 90% e é este líquido que será misturado e diluído junto à água, resultando assim, em uma legítima vodka.
O processo começa, de fato, quando algum destes ingredientes enfrenta o processo de fermentação, o que gera um líquido conhecido como mosto, que embora possua baixíssimo teor alcóolico, é fundamental para a produção da bebida final.
Vodka produzida com uvas vinícolas?
Fabricada a partir das uvas vinícolas Mauzac Blanc e Ugni Blanc, cultivadas em Gaillac, região de origem dos mais nobres vinhos franceses, a VODKA CIROC RED BERRY é perfeita para momentos de celebração, sendo reconhecida como uma bebida premium e de paladar suave.
Mas afinal, se a vodka é uma bebida integralmente produzida com ingredientes naturais, será que ela tem algum benefício ao ser consumida? Confira:
Benefícios da Vodka
Embora as bebidas alcoólicas em geral não estejam presentes na dieta de boa parte dos atletas amadores, a vodka ainda é a bebida preferida daqueles que querem “sair da rotina” sem ingerir gorduras, colesterol e nem doses consideráveis de calorias.
Além disso, algumas linhas de estudo apontam relações entre o consumo moderado da vodka com a redução de estresse até dores de cabeça.
Como vimos no conteúdo, o processo de fabricação pode ser até confundido com a produção da cachaça, mas você sabe as diferenças entre essas bebidas?
Diferença entre Vodka x Cachaça
Dentre as principais diferenças entre a vodka e a cachaça, é que enquanto a vodka é produzida dos grãos que já citamos no começo do conteúdo, a cachaça é destilada diretamente da cana-de-açúcar.
Além disso, outra diferença bastante marcante entre estas bebidas, é que a vodka fica em torno dos 40% de teor alcoólico, já a cachaça, varia entre 38 a 48%.
Conclusão
Embora a vodka seja uma bebida extremamente comum no Brasil e no mundo a fora, ela possui uma fabricação complexa e sofisticada.
A vodka é uma bebida extremamente agradável e de versatilidade quanto às suas combinações, combinando com drinks em casa ou em festas, mas, ressaltamos a importância de beber com moderação e de escolher sempre bebidas originais e de procedência, afinal, quando mal destiladas, as vodkas podem trazer diversas substâncias nocivas à saúde.
Continue acompanhando nosso blog, e as promoções em nossa loja online. Além disso, uma sugestão que trazemos de uma vodka diferente é a Vodka Grey Goose Essences Watermelon e Basil, uma bebida produzida a partir do melão rosé e o manjericão apimentado, ingredientes totalmente naturais e que agregam notas inconfundíveis para o rótulo. Muito saborosa e bom custo/benefício, conheça!
Veja ainda, toda nossa linha de vodkas no link: https://www.bebidasfamosas.com.br/vodka
Maior variedade de bebidas em um só lugar!