Harmonização de cachaça com petiscos e pratos variados
É sempre importante lembrar que não são apenas vinhos e cervejas que podem ser harmonizados com variados pratos. A cachaça também.
Um de nossos principais tesouros culturais, a arte da cachaça já não é restrita ao Brasil e possui admiradores espalhados por todo o mundo. Entretanto, a harmonização de cachaça com pratos variados ainda não é tão popular quanto, por exemplo, a tradicional caipirinha – cachaça, limão e açúcar servidos com gelo.
Mesmo não sendo conhecida, o costume de harmonização de cachaças segue a mesma linha do vinho e algumas outras bebidas. As cachaça de sabor intenso combinam com pratos de sabor intenso, as cachaças de sabor leve combinam com pratos de sabor leve.
Começando pelos petiscos, comida tradicional de bares, encontramos os mais variados tipos de cachaça e tira-gostos. Para petiscos como torradas, peixes, canapés, ovos de codorna e afins, a cachaça branca é a escolha certa. Já para pratos de sabor mais acentuado ou mais picantes, como torresmo, molhos condimentados, pimenta e carne de sol, a recomendação é a cachaça ouro.
Para os queijos, a lógica é a mesma. Para queijos leves, como o brie e minas, o par perfeito é a cachaça branca, enquanto para queijos mais fortes, como provolone, parmesão ou gorgonzola, a cachaça ouro é a recomendada.
Para pratos à base de carne vermelha, com molho ou churrasco, pode-se escolher uma cachaça ouro de teor alcoólico mais elevado. Seu sabor mais forte combina muito bem com os diversos cortes de carne vermelha.
Uma forma de servir a cachaça e deixa-la resfriando antes de servir, o que ajuda a fazer com que o sabor da comida predomine sobre o sabor do álcool e acentue as outras características da cachaça.
Para escolher sua cachaça branca e ouro preferida, clique aqui.