A Veuve Clicquot Ponsardin é uma casa de champagne francesa especializada em produtos premium.
Fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muiron, a Veuve Clicquot desempenhou um papel importante no estabelecimento da champanhe como a bebida favorita da alta burguesia e nobreza por toda a Europa.
Algum tempo após a fundação, François Clicquot, filho de Phillipe, assumiu a empresa. Casou-se com Barbe-Nicole Ponsardin em 1798, mas morreu sete anos depois, deixando sua esposa viúva e no comando dos negócios.
Ela então se tornou a primeira mulher a liderar uma casa de champanhe. Sob o comando de Madame Clicquot a empresa começou a crescer de fato.
A palavra “veuve” significa “viúva” na língua francesa e François era a verdadeira “Veuve Clicquot”, daí o nome da companhia.
No ano de 1811 ocorreu um “comet vintage” – a passagem de um cometa próximo da terra que os agricultores consideravam que tinha influência direta em suas plantações e aumentava consideravelmente a qualidade das bebidas feitas com frutas dessas safras. Hoje o termo ainda é usado como adjetivo quando a bebida é incrivelmente boa.
A Veuve Clicquot do “comet vintage” de 1811 é teorizada como a verdadeira primeira champanhe “moderna”, graças aos avanços nos métodos de produção dos quais a Veuve Clicquot foi pioneira.
Hoje, a Veuve Clicquot é uma das champanhes mais famosas do mundo, tendo inclusive recebido o selo de “garantia real” da Rainha Elizabeth II do Reino Unido e desde 1987 é parte do grupo de marcas de luxo Loius Vuitton Moët Hennessy.
A champanhe Veuve Clicquot é um ótimo exemplo da harmoniza entre delicadeza e poder. Usa estrutura marcante e encorpada vêm do toque da uva Pinot Meunier, enquanto a elegância e o luxo da mistura vem de seu quase um terço de uvas Chardonnay. Seu sabor intenso, com notas frutais, é fresco e balanceado.
Na harmonização com pratos, é uma excelente escolha para acompanhar peixes e frutos do mar. Para as festas de fim de ano, é definitivamente uma escolha elegante e marcante.