05 países e suas bebidas típicas | para você viajar pelo mundo – Parte 01

05 países e suas bebidas típicas | para você viajar pelo mundo – Parte 01

Uma das partes mais marcantes das nossas viagens é conhecer a culinária do país por onde estamos passando, afinal, cada região tem suas histórias, características e culturas bem marcadas em sua gastronomia, e com as bebidas alcoólicas não é diferente! 

Desde a marula africana até a tequila mexicana, as bebidas possuem um papel cultural importantíssimo para quem quer conhecer a fundo a região para onde viajou, e, além de ajudar a entrar no clima turístico, é sempre interessante saber como elas se relacionam com a economia e a sociedade. 

Neste conteúdo exploraremos as bebidas alcóolicas típicas de cinco países diferentes, abordaremos suas origens, métodos de produção e curiosidades. Ficou interessado? Continue lendo e confira!

Alemanha: Cerveja 

Que tal abrirmos uma latinha de cerveja juntos para começarmos com o pé direito a nossa viagem? 

A origem da cerveja é um assunto complicado e repleto de discussões, afinal, devido aos seus diversos estilos e métodos de fabricação, fica difícil apontar quem realmente foi o primeiro país a dar início na produção desta bebida.

O que se sabe sobre a cerveja é que ela é uma das bebidas alcoólicas mais antigas de todo o mundo, tendo registros que remontam ao antigo Egito e Mesopotâmia, com mais de 4.000 anos. 

Além disso, muitos estudiosos também teorizam que a bebida foi descoberta ao acaso, através da fermentação espontânea do malte e da água armazenados juntos. 

Por fim, escolhemos a Alemanha para falar sobre a cerveja devida à enorme preocupação que o país tem com a produção desta bebida, afinal, além deles já terem registros de forte fabricação desde 800 d.C, os alemães também possuem diversas regras rígidas em relação à maneira como a bebida é produzida. 

Atualmente, na Alemanha, é seguido à risca a lei Reinheitsgebot, que, promulgada em 1516, estabeleceu que a cerveja só pode ser produzida a partir de 3 ingredientes: água, malte e lúpulo. 

Ao longo da história, a cerveja foi amplamente utilizada para fins sociais, culinários e até medicinais. Hoje em dia ela se tornou uma bebida tão popular que pode ser encontrada em infinitos estilos e sabores. 

México: Tequila

Para a nossa próxima parada, que tal um shot de tequila com sal e limão? Vem com a gente dar uma passadinha pelo México!

Produzida a partir de uma planta chamada agave azul, que na verdade se parece mais com um cacto, tudo indica que a tequila começou a ser fabricada pelos mexicanos junto com a chegada dos colonos espanhóis, que apresentaram técnicas de fermentação e destilação ao povo da região de Jalisco. 

Mesmo com o passar dos anos a tequila ainda é o único tipo de aguardente produzido exclusivamente no México. Acontece que, assim como a cachaça brasileira tem sua denominação de origem controlada, só pode ser chamada de tequila a bebida produzida nas regiões de Jalisco, Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas. 

O processo de produção da tequila começa com a colheita das grandes folhas da agave, conhecidas como “piñas”. Essas piñas são cortadas e cozidas para extrair o seu xarope, que após ser fermentado com levedura, passa por processo de destilação duas ou três vezes, resultando na bebida. 

Tequila, limão, sal e…? Qual a ordem correta? 

Beber tequila com sal e limão é uma técnica comum que serve para realçar e equilibrar os sabores da bebida. 

Sendo assim, primeiro você coloca o sal na ponta da língua para aumentar a sensibilidade das papilas gustativas, depois de virar o seu shot, o limão servirá para mascarar o sabor áspero e picante da tequila.

Sal > Tequila > Limão

Como alternativa ao limão, é possível optar por um shot de suco de abacaxi, que também é capaz de suavizar o gosto da tequila.

Holanda: Gin

Bastante famoso pelos sabores, elegância e beleza dos coquetéis onde é servido, o gin ganhou muita popularidade nos bares ao redor do mundo todo, e atualmente é uma das bebidas mais consumidas em baladas e pubs. 

A bebida foi desenvolvida em meados do século XVII, na Holanda, quando um médico que pesquisava novos medicamentos para amenizar os problemas renais resolveu misturar zimbro e destilado de cereais, uma mistura que por anos foi chamada de Genever. 

Uma curiosidade sobre o Gin é que, com a proibição das bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, ele passou a ser clandestinamente fabricado por conta da sua versatilidade e facilidade de produção. Coisa que ajudou a popularizar ainda mais a bebida e seus coquetéis.

Suíça: Absinto

Se a cerveja, a tequila e o Gin ainda não te derrubaram, agora é bom se controlar, se não você vai ter dificuldades em terminar esse conteúdo!

Brincadeiras à parte, o absinto é uma bebida alcoólica de cor esverdeada que ficou bastante famosa na França, no entanto, ela é originária da Suíça, onde era inicialmente produzida como medicamento e após ser incrementada com outros ingredientes, passou a ser consumida para uso recreativo. 

Grande parte da fama do absinto se deu pelo seu teor alcóolico, que podia alcançar mais de 70% de álcool, além da sua facilidade em promover um comportamento descontrolado e até alucinações. 

Mas calma, isso era bem comum nas receitas antigas, quando existia bastante tujona na sua composição, uma substância que é o princípio ativo alucinógeno da losna (erva absinto). 

Sendo assim, após ter sido proibida em diversos países, inclusive no Brasil, a bebida teve seus níveis de álcool e tujona bem controlados. Atualmente, em território brasileiro, ela não passa de 54% de teor alcoólico, o que já é bem forte. 

África do Sul: Marula

Se depois do absinto você ainda está de pé, que tal tomar algo docinho e de baixo teor alcóolico para ajudar a acalmar um pouco? 

Produzida a partir da fruta marula, nativa da África, a marula é uma bebida de baixo teor alcóolico, em média 17%, bastante utilizada em festas e eventos na África do Sul e no mundo todo. 

Para a fabricação da marula, o suco das frutas colhidas e descascadas no verão é fermentado com açúcar e levedura, logo em seguida, é acrescentado creme de leite na mistura, para dar textura e cremosidade.

Confira: https://www.bebidasfamosas.com.br/licor-stock-marula-720ml/p

Pouco se sabe sobre a história de origem da marula, no entanto, temos registros de que a bebida começou a ser produzida em 1983, quando ainda não recebia creme na mistura. Foi somente após 1989 que a bebida como conhecemos passou a ser desenvolvida, substituindo a receita original. 

Por que um elefante?

Se você já tomou marula ou viu algum comercial sobre essa bebida, deve ter notado que ela é frequentemente associada com elefantes africanos, mas sabia que isso tem um motivo?

A relação da marula com os elefantes se dá pelo gosto dos animais por essas frutas, e, quando eles se aproximam das árvores para comê-las, é possível saber que está na hora da colheita. 

Além disso, parte muito interessante da história é que ao ingerir as frutinhas, é comum que os elefantes fiquem relaxados, andando mais lentamente e se apoiando nas árvores, dando a impressão de estarem bêbados. 

A associação entre os elefantes e a marula é usada como uma forma de promover a bebida, dado o interesse dos consumidores em saber mais sobre a cultura africana e sua relação com a natureza.

A nossa viagem chegou ao fim!

E aí, curtiu conhecer as bebidas típicas de alguns países que separamos pra você? Lembre-se sempre de beber com moderação e de voltar sempre ao nosso blog para conferir as próximas novidades, histórias e receitas, e não perca nossas promoções semanais no site: https://www.bebidasfamosas.com.br/