Bastante popular, a vodka pode se encaixar com várias situações e momentos para ser bebida, mas para isso deve ser feita uma boa escolha. Não adianta fazer um esquenta na sua casa com uma vodka cara. Não vai valer a pena, pois esta merece ser saboreado. Existe uma vodka ideal para cada ocasião.
Hoje daremos algumas dicas que te ajudarão da hora de fazer essa escolha.
1. Preço
Antes de qualquer coisa pense para que e o quanto de vodka você vai utilizar. Se você vai apenas fazer alguns drinks para uma noite com seus convidados, uma vodka que custe entre R$19,00 e R$25,00 pode ser a ideal para satisfazer todas as suas necessidades para esse momento. Existem outras vodkas mais baratas, mas elas são menos destiladas e tem o sabor do álcool mais forte. E você não quer arranjar dor de cabeça com/para seus convidados depois, não é mesmo?.
Como elas têm um sabor neutro, fica difícil de diferenciar por marca quando são misturadas com outros ingredientes em um drink. Nesta faixa temos algumas sugestões como Smirnoff, Skyy e Orloff, que tem um custo menor, mas podem ser consideradas boas.
2. Região
Você pode escolher sua vodka pela região que ela é produzida, se escolher dessa forma existem muitas opções vindas do Leste Europeu (Rússia e Polônia), Europa ocidental (França, Suécia, Itália e Holanda) e ainda as diversas destilarias boutique que pipocam em centros urbanos como Estados Unidos e Inglaterra. Por região, as melhores são as super premium francesas Grey Goose e Ciroc, e a polonesa Belvedere. Também são importantes a holandesa Ketel One, a sueca Absolut, as russas Smirnoff Black e Stolichnaya, a finlandesa Finlandia e a polonesa
3. Teor alcoólico
Na hora de comprar a sua vodka, vale a pena conferir o teor alcoólico dela, existem algumas mais fracas e outras mais fortes, e é importante entender essa variação. Elas são feitas geralmente com índices alcoólicos entre 30 e 60%. A Absolut, por exemplo, fica com 40%.
4. Matéria-prima
A matéria-prima é uma das partes mais importante e ela dita muito o preço de cada vodka. As vodkas mais baratas tendem a serem produzidas com uma combinação de ingredientes que são encontrados em abundância, logo são mais baratos. Já as mais caras são feitas de um único ingrediente, como trigo, batata ou uva.
Depois dessas 4 dicas você vai poder escolher sem medo a vodka certa para cada ocasião. Seja um jantar a dois com seu/sua parceiro(a) com uma vodka suave mais aveludada ou uma noite de drinks com seus amigos com vodkas diferentes para testar as combinações que cada um pode proporcionar. Independente do momento, a escolha certa é que vai fazer toda a diferença.
Conheça um pouco de 5 vodkas famosas:
Vencedora de vários prêmios como o do Beverage Testing, a Vodka Grey Goose é reconhecida mundialmente como uma das melhores marcas na categoria premium.
Ela é produzida na França, na região de Cognac, e sua composição reúne os melhores grãos franceses e água mineral filtrada da fonte Genté. Seu processo de destilação acontece em 5 fases, dando um sabor puro e refinado à bebida, além de cada uma das fases deixar a vodka mais aveludada e suave.
Teor Alcoólico: 40%
Quantidade: 750ml
A Cîroc é produzida a base de uvas nobres, sua essência são as uvas Mauzac Blanc e Ugni Blanc, cultivadas na região de origem dos mais nobres vinhos franceses. Tem um processo de produção quase artesanal, que utiliza fermentação fria, que mantém o frescor e as características marcantes da uva.
Teor Alcoólico: 40%
Quantidade: 750ml
A Belvedere foi a primeira vodka de luxo no mercado brasileiro. Belvedere, que significa “bonito de se ver”, é o nome do Palácio Presidencial da Polônia. Um título muito apropriado para a vodka considerada mais suave do mundo. Ela é elaborada segundo uma tradição de mais de 500 anos e com um único tipo de grão, o centeio dourado Dankowskie, que só se desenvolve na região de Mazovia, na Polônia.
Teor Alcoólico: 40%
Quantidade: 750ml
A Absolut revolucionou a fabricação de vodka por meio do seu processo com: Trigo de inverno selecionado, água da própria fonte e destilação contínua, um processo que remove todas as impurezas da vodka. Dessa forma ela mantém o caráter suave e a notável pureza, tornando-se uma vodka premium de grande qualidade.
Teor Alcoólico: 40%
Quantidade: 1000ml
Nascida na Rússia, produzida no mundo todo e consumida por todos. A Smirnoff, foi saboreada outrora por czares e nobres. Sofre pelo menos três destilações para ficar perfeita, tendo um paladar aveludado, marcante e sofisticado.
Teor Alcoólico: 40%
Quantidade: 1000ml
Agora que você já conhece um pouquinho sobre essas 5 vodkas e sobre como escolher a perfeita para cada ocasião, basta não errar na escolha que seu momento vai ser incrível.