A tradicional festa irlandesa de Saint Patrick’s Day ganha comemoração no mundo inteiro.
O Saint Patrick’s Day, a festa que homenageia São Patrício – padroeiro da Irlanda -, é comemorado durante o período cristão da quaresma. A escolha dessa data representa, para os cristãos, uma pausa nas penitências pós carnaval, para comer, beber e comemorar a vida. A comemoração do Saint Patrick’s Day é voltada para celebrar a cultura da Irlanda, e por isso vemos lendas, culinária e bebidas típicas. Veja algumas delas:
Religião e cobras
Quando São Patrício era vivo, conta-se que ele teria escalado um monte hoje chamado de Croagh Patrick. Lá de cima, ele teria afungentado, com a ajuda do seu cajado, todas as cobras da Irlanda. Alguns estudiosos dizem que esse episódio “santo” está ligado à erradicação da ideologia pagã no país, que em dois séculos estaria completamente cristianizado.
Arco-íris e duendes
No Saint Patrick’s Day é normal vermos pessoas fantasiadas de duentes, os Leprechaun. Esse duende tem um tesouro escondido no final de um arco-íris. Quem chegar ao final do arco, conseguirá tomar o tesouro do duende, conhecido como sapateiro das fadas e habitante de pequenos arbustos.
As comemorações do Saint Patrick’s Day são repletas de decoração verde. Mas nem sempre foi assim. Antes, a cor associada ao padroeiro da Irlanda era a azul. Porém, a cor verde está na bandeira do país, e o uso do verde foi adotado por fazer lembrar a terra natal e atrair a boa sorte.
O Trevo dá sorte
O símbolo maior de ter encontrado os bons fluídos de sorte. O trevo era usado por São Patrício para catequizar os irlandeses pagãos, ajudando-os a entender de forma lúdica a simbologia da santíssima trindade e o homem.
Em 1978 houve uma rebelião na Irlanda e, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março, tentando chamar a atenção pública à rebelião. A expressão irlandesa “the wearing of the green” (vestindo o verde), propagada no Saint Patrick’s Day, é o ato de usar um trevo ou peças de roupa de cor verde, fazendo referência à luta pela liberdade no país.
Muita cerveja e muito uísque acompanham quem comemora o Saint Patrick’s Day: algumas fermentadas e com adição de corante verde, doses de whisky irlandês – um patrimônio nacional- acompanham comidas típicas como biscoitos, carnes e panquecas de batata.
E… Marketing!
A associação da bebida alcoólica às comemorações do Saint Patrick’s Day é cultural, mas também tem a ver com propaganda do governo – nos anos 90, buscando aumentar a arrecadação, as propagandas estimulando o consumo das bebidas nacionais durante os festejos aumentou.