Neste conteúdo, falaremos a respeito do Moscow Mule, comentando sua história e curiosidades, além disso, no final do conteúdo, separamos uma receita adaptada do drink com um toque brasileiro.
Quando o assunto são bebidas famosas, diversos rótulos, estilos e drinks chamam atenção no mundo todo, porém, um drink com bastante história é o Moscow Mule.
Acontece que, desde a sua criação, a bebida alcançou o mundo todo, ganhando diversas releituras e adaptações da receita original. Ficou interessado no assunto? continue lendo este conteúdo e confira tudo a respeito do Moscow Mule.
Qual a história do Moscow Mule
Por carregar o nome da capital russa, Moscou, o drink Moscow Mule é comumente interpretado com um drink russo, entretanto, foi em um pub britânico localizado na américa do norte, no ano de 1941 que, através do bartender Wes Price, o primeiro Moscow Mule foi inventado.
Na realidade, a história deste drink começou em um pouco antes, em 1939, quando John Martin se tornou revendedor oficial da vodka Smirnoff e passou a fornecer a bebida através de sua pequena distribuidora, localizada nos Estados Unidos, mais precisamente, em Connecticut .
Na mesma época, Jack Morgan, que era proprietário do pub Cock’n’Bull e amigo de John Martin, começou a fabricar e vender sua própria cerveja artesanal a base de gengibre.
Através de uma parceria, o pub de hollywood, Cock’n’Bull, passou a comercializar a vodka smirnoff, e como as vendas da vodka russa e a cerveja de gengibre não estavam tão boas, surgiu-se a necessidade de “dar fim” ao estoque da adega. Foi aí que Wes Price, o bartender, resolveu combinar as duas bebidas, criando o Moscow Mule.
Um fato interessante sobre a origem do Moscow Mule, é que o próprio criador, quando perguntado sobre a origem do drink, respondeu que “Só precisava limpar o porão”.
Mas por que o Moscow Mule é servido em uma caneca de cobre?
A famosa “canequinha de cobre” onde é servido o Moscow Mule também tem uma história! Acontece que Martin, o vendedor da vodka que já citamos, foi quem apresentou as canecas para os bartenders do Cock’n’Bull, entretanto, não foi só pela sua estética que estes recipientes se popularizaram tanto…
As canecas de cobre acabarem sendo perfeitas para servir o Moscow Mule, afinal, o cobre é um ótimo condutor térmico, fazendo assim, com que a bebida se mantivesse gelada por muito mais tempo, algo que é ideal para apresentar as propriedades naturais de sabor da vodka, da cerveja e do gengibre.
É seguro beber em canecas de cobre?
Embora o cobre seja perfeito para bebidas que precisam ficar geladas por bastante tempo, algumas bebidas muito ácidas podem causar minúsculas corrosões na superfícies do cobre, que resultará na ingestão desta substância, o que, em doses entre 0,9 mg e 2,7 mg por dia, é saudável e chega a fazer bem!
Entretanto, embora o cobre não seja potencialmente venenoso se ingerido, não há com o que se preocupar na hora de ingerir o Moscow Mule, afinal, o drink tem um pH bem abaixo de 6,0, que faz com que a bebida não seja ácida.
Qual a origem do nome Moscow Mule?
O nome Moscow Mule, em uma tradução mais adaptada, poderia ser entendido como “coice da mula de moscou” ou em tradução literal, apenas “Mula de moscou”
A bebida recebeu este nome por conter vodka em sua composição, uma bebida tipicamente russa, além disso, outra curiosidade a respeito deste drink, é que originalmente as canecas de cobre onde ele era servido vinham com o desenho de uma pequena mula, em posição de coice.
Leia também: Gin Rosé: conheça os melhores
Moscow Mule em 2022
O consumo deste drink cresceu muito nos últimos anos, e recentemente, este aumento de consumo dividiu as opiniões dos usuários do Reddit.
Enquanto algumas pessoas comentam que a bebida está em alta por puro modismo, pela beleza de como o drink é servido e por ser “instagramável” outros defendem que as pessoas simplesmente apreciam o seu sabor.
Embora este pareça ser um assunto irrelevante, recentemente o site Thrillist, que cobre assuntos relacionados à gastronomia, entrevistou alguns bartenders e a maioria concordou que a bebida está sendo bastante consumida apenas pelas fotos nas redes sociais.
O Moscow Mule é uma bebida russa?
Conforme já comentamos, o Moscow Mule definitivamente não é uma bebida de origem russa, a única relação deste drink com o país russo é a vodka, o mesmo motivo que compõe o nome “Moscow Mule”, uma referência à capital do país.
Quais os ingredientes de um Moscow Mule?
Assim como todas as Bebidas famosas, o Moscow Mule também possui diversas releituras e adaptações, entretanto, na sua versão original, o drink leva apenas três ingredientes, e não tem a espuma de gengibre.
Os ingredientes da bebida clássica são: Vodka, suco de limão e cerveja de gengibre.
Como fazer o Moscow Mule Brasileiro?
A grande diferença do Moscow Mule brasileiro é a deliciosa espuma de gengibre presente no drink, preparamos aqui, uma receitinha pra você fazer sua própria mula de moscou, seja para os amigos, ou para degustar sozinho. Confira!
Para preparar a espuma de gengibre:
Em um sifão de chantilly, coloque 80ml de suco de gengibre, 200 ml de xarope de açúcar, 150ml de suco de limão já coado e então, por último, o emulsificante de sorvete.
Após todos os ingredientes estarem juntos, insira duas cápsulas de gás no sifão de chantilly e faça sua espuma.
Para preparar o drink:
Em uma coqueteleira, coloque 50ml de vodka, 10ml de xarope de açúcar, 20ml de suco de limão coado e alguns cubos de gelo. Bata bem e sirva em uma caneca de cobre, finalizando com a espuma.