O Carnaval também é conhecido como época de consumir bebidas alcoólicas em excesso, não é mesmo? porém esse fato não ocorre somente no Carnaval. Até na social da semana, as vezes o limite é ultrapassado e logo a alegria se torna tonturas, enjoos e vômitos.
Pensando no bem estar do pessoal, separamos alguns cuidados podem ajudar a manter a linha e deixar de lado a história de “beber até cair”:
Confira o teor alcoólico da bebida
Para quem vai passar o dia todo bebendo, o ideal é optar pelas cervejas, que têm teor alcoólico menor do que o da vodca, por exemplo. Mas para quem não gosta da bebida fermentada, o jeito é diluir os destilados em sucos de fruta e dar um bom tempo entre um copo e outro.
Coma antes e durante
O álcool é entendido pelo corpo como um tipo de açúcar, por isso a reação do organismo ao consumo de cerveja, vodca, batida e companhia é produzir mais insulina para quebrar o “suposto” doce. Como resultado ocorre uma queda brusca da glicose, que pode causar mal-estar, fraqueza e até desmaio. Para evitar, é preciso estar o tempo todo bem alimentado. Invista em carboidratos integrais, que viram glicose e ficam por bastante tempo no corpo.
Não caia no mito dos alimentos muito açucarados
Consumir muito açúcar de uma vez só vai levar sua glicemia lá para o alto. Caso você esteja passando muito mal, ela ajuda, mas se você só quiser se manter bem alimentado, ela pode te prejudicar em função da queda brusca de glicose circulante que acontece após o pico. Prefira alimentos que mantêm a glicemia estável, sem picos nem quedas, como as frutas e os carboidratos integrais.
Descanse antes
Um estudo realizado pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, comprovou que beber quando se está cansado pode deixar a concentração de álcool ainda mais elevada no sangue. Isso porque sem energia suficiente, o fígado elimina o álcool mais devagar.
Reponha vitaminas e minerais perdidos
Consumir frutas secas, água de coco e bebidas isotônicas durante a folia é uma ótima estratégia para repor vitaminas e minerais perdidos e evitar a ressaca no dia seguinte.
Conheça seus limites
Cada pessoa metaboliza o álcool em uma velocidade diferente. Quem está mais acostumado a beber, demorará mais a sentir os efeitos do que quem não bebe muito. Descubra em qual desses grupos você se encaixa e respeite o seu ritmo.
Intercale com água
Calor excessivo e bebida alcoólica, que é diurética, fazem a combinação perfeita para levar à desidratação. Quando se está desidratado, os efeitos da embriaguez aparecem mais rápido e são ainda mais intensos. Depois de cada lata de cerveja, tome uma garrafinha de água. Isso vai te ajudar a ficar sóbrio e saudável.