Você sempre ouviu diversas coisas sobre cerveja. Que ela dá barriga, que faz mal, que vicia, que é ruim… Mas ter a autorização de um médico para tomar aquela cervejinha era tudo o que você mais queria ouvir. SIM, cerveja faz bem para saúde!
Os cientistas vivem estudando os efeitos benéficos e maléficos dos alimentos no nosso organismo, e não seria diferente com a cerveja. Ainda há muitas controvérsias em suas pesquisas, mas uma coisa é certa: assim como outros alimentos, o consumo moderado de álcool faz bem para a saúde.
Os efeitos do álcool na nossa saúde dependem em sua grande maioria da quantidade ingerida e de outros fatores como gênero, peso corporal, predisposição genética e alimentação. Moderação é extremamente essencial, já que o abuso de álcool pode trazer prejuízos para nossa saúde, principalmente para o fígado.
Há anos, muitos afirmam que o vinho é uma bebida saudável, mas até então a cerveja seguia sendo associada a famosa “barriga de cerveja”. Entretanto, alguns estudos recentes mostram que o baixo índice glicêmico e as propriedades da cevada e lúpulo utilizados na produção da cerveja promovem uma dieta equilibrada e fazem bem para a saúde.
Segundo essas pesquisas, a cerveja pode ajudar a tratar a insônia, reduz os níveis de colesterol ruim, previne o Mal de Alzheimer e pode até mesmo combater a gripe.
Veja abaixo 5 benefícios do consumo moderado de cerveja:
-
PREVINE O ALZHEIMER
O álcool pode reduzir em até 23% a probabilidade de a pessoa sofrer disfunção cognitiva ou mal de Alzheimer na velhice. O estudo foi feito pela Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, que revisou estudos que relacionam o consumo de álcool e problemas cognitivos, com um total de 365 mil voluntários analisados.
-
REDUZ O RISCO DE CONTRAIR DOENÇA CARDÍACA
O consumo de álcool moderado pode reduzir em até 30% o surgimento de doenças cardiovasculares. Um estudo holandês, constatou que pessoas que bebem cerveja regularmente apresentam taxas de vitamina B6 cerca de 30% mais altas que pessoas que não costumam consumir a bebida. Essa vitamina é muito importante para eliminar a homocisteína, substância que, em excesso contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
-
EVITA O CÁLCULO RENAL
De acordo com um estudo finlandês, a cerveja pode reduzir em até 40% os riscos de desenvolver pedras nos rins. Mas é preciso beber com moderação para obter os benefícios. Além disso, a bebida serve como diurético, melhorando o fluxo da urina.
-
COMBATE A GRIPE
Segundo cientistas, o lúpulo presente na cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo também para a prevenção da pneumonia.
-
CONTROLA O COLESTEROL
A cerveja, em especial a versão escura, conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, se bebida com moderação a cerveja pode aumentar os níveis de HDL, um tipo que é considerado bom para a saúde cardiovascular.
Enfim, cerveja pode sim dar barriga, assim como todos os outros alimentos, já que contém calorias. Mas se bebida de maneira controlada ela pode trazer muitos benefícios para nossa saúde.
Então, a palavra é MODERAÇÃO. O Consumo regular e moderado de cerveja pode tornar-se um estilo saudável de vida, juntamente com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.