Tequila: aprenda o ritual para beber

Tequila: aprenda o ritual para beber

¡Arriba, abajo, al centro, al dentro! Que tal uma tequila? A famosa bebida mexicana conquistou o coração dos brasileiros e as casa de tequila estão cada vez mais populares por aqui. Se você ainda não conhece ou já ama mas quer saber um pouco mais, continua lendo aqui pra virar um expert!

Fatos básicos da tequila

Sempre bom saber o básico da bebida antes da gente falar um pouco mais sobre como bebê-la, né? Começando pelo nome: você sabe o que significa tequila? Esse nome nada mais nada menos é do que uma homenagem à sua cidade de origem, que tem esse nome. Além disso, ela é feita com folhas da planta agave-azul. 

Você já deve saber que tem a tequila ouro e a prata, né? E a diferença entre as duas? Bom, a única diferença é que a ouro passa mais tempo em barris de carvalho, por isso a cor mais amarelada. Já a prata fica um tempo em barris de aço inoxidável, aí mantém essa cor e sabor mais puro, entendeu?

Como servir tequila

Tomar tequila não é só beber, é praticamente um estilo de vida! Pro “ritual” ser completo, toda a execução é importante. Assim, começa já no copo que vai ser servido: ele se chama caballito, é pequeno e estreito, facilitando a degustação. Dá pra usar o martelinho (ou shot) tradicional, mas a experiência bem mexicana é bem mais legal, né? Separado o caballito, já separa também o sal e o limão cortado, deixando tudo pronto para os próximos passos. A tequila geralmente é servida em temperatura ambiente, mesmo, não precisa colocar gelar. 

 

Como beber

Agora é só começar a festa! Pegue o sal e posicione em uma das mãos (uma dica é dar uma lambida pra ajudar a fixar o sal), segurando também o limão. Na outra mão, segure o copo e brinde com seus amigos, fazendo o movimento: “Arriba, abajo, al centro y adentro!”. Passe a língua no sal, tome a tequila e chupe a fatia de limão para neutralizar o sabor. Nessa ordem, viu? Não vai mudar o ritual!

Aprendeu direitinho? Agora só falta comprar a tequila no site da Bebidas Famosas e ir curtir a loucurada! Mas é bom ter cuidado, pois a tequila é bem fortinha, hein! Sempre com moderação!