Como ganhar dinheiro colecionando whisky
A coleção de whisky tem se tornado um hobby cada vez mais popular ao redor do mundo. Nos últimos anos o preço de venda de garrafas antigas tem chamado a atenção do mercado, assim como o movimento crescente de colecionadores dispostos a comprar, trocar e colecionar a bebida. Especialistas consideram a prática como um investimento seguro, pois os colecionáveis tendem à valorização com o passar do tempo, mas raramente o preço de venda será menor que o de compra: ou seja, na pior das hipóteses, você receberá pela garrafa valor igual ou semelhante ao investido. Confira a seguir algumas dicas de como ganhar dinheiro colecionando whisky.
Invista nos single malt
Considerados pela destilaria Chivas como a grande estrela escocesa, o single malt é um tipo de whisky produzido única e exclusivamente de cevada maltada. A produção dessa variedade é considerada como a “cara” da destilaria, por refletirem a pureza dos ingredientes e as características de onde é produzido. Apenas 5% de toda bebida produzida chega ao consumidor em sua maneira pura: os outros 95% são misturadas a outros tipos da bebida para resultarem em whiskies do estilo blended.
A maioria dos blendeds não possuem tanta possibilidade de retorno financeiro quanto os single malt, que apresentam alta rentabilidade por conta do nível de qualidade elevado e raridade.
Reconheça os indicadores de valor
Alguns fatores facilitam a identificação das garrafas que apresentam maior possibilidade de rentabilidade imediata ou futura, e aprender a reconhecê-los é um passo essencial para tornar-se um colecionador bem-sucedido. Os principais são:
- Reputação da qualidade
- Raridade
- Exclusividade
- Recém premiados
- Garrafas de destilarias famosas
Esteja atento ao timing para colecionar whisky
A pessoa que disse que tempo é dinheiro não poderia ter acertado mais quando se trata de colecionar whiskies: um bom timing de compra e venda pode render margens de lucro impressionantes, mas se você tiver pressa e não souber esperar o momento certo pode acabar perdendo oportunidades de fazer dinheiro.
Uma dica importante para auxiliar nessa questão é estar sempre atento a variedades que não são mais produzidas, assim como aquelas que serão descontinuadas em breve: em ambas situações, tendem a supervalorizar pelo fator da raridade.
Se você ainda não se convenceu a investir no seu lado colecionador, clique aqui para não deixar o lado bebedor de lado!