Bebidas na culinária

Bebidas na culinária

Já ouviu falar em bebidas na culinária? Entenda como melhorar seus pratos:

A harmonização de bebidas para valorizar os pratos não é novidade. Escolher o acompanhamento errado pode prejudicar o paladar na hora e saborear os alimentos. Mas vinhos, conhaque, rum, cachaça e até cervejas enriquecem receitas de doces e salgados.

O toque de sofisticação depende de sensibilidade na hora de escolher a bebida, que deve ser sempre de boa qualidade, e também da finalidade no preparo: aromatizar, dar sabor, marinar carnes e aves, amaciar carnes e ensopados ou flambar. As quantidades, tempo de evaporação e tipos especificados devem ser sempre respeitados para que o gosto do álcool não prevaleça, destruindo o equilíbrio do prato. Afinal, a bebida escolhida deve ser para ressaltar o sabor dos ingredientes da comida. Elas podem, ainda, ser combinadas por contraste ou por aproximação, mas o que deve sempre predominar é o sabor de cada prato.

São incontáveis os preparos que têm adicionados vinhos tinto, branco ou até a espumante. Estas opções são perfeitas para carnes, grãos, peixes, sopas, caldos, massas, molhos e até para sobremesa – e não estamos falando de sagu – mas mousses, bolo e frutas, como as peras bêbadas.

 

Bebidas na culinária

Bebidas na culinária

 

O conhaque, aliás, é uma das melhores bebidas para flambar, ao lado de calvados, licor, vodka, whisky e rum – todas com 40% de teor alcoólico. Para dar um sabor mais abrasileirado ao prato é possível optar pela cachaça para a realização do processo. O resultado será levemente mais doce.

Bebidas na culinária

Bebidas na culinária

A cachaça já era segredo na culinária de antigamente. Nossos avós faziam uso dela para garantir uma massa de pastel sequinha, por exemplo. Hoje, a aguardente vence o preconceito e marca presença na preparação de outras iguarias, como com carne de boi, de porco ou frango, e também nos frutos do mar e peixes. Fica ótima em marinadas, pois ajuda a amaciar carnes, mas funciona, com moderação, até num refogado de legumes. A dica é optar pela variedade branca para os produtos mais fortes, como a carne vermelha. Para os peixes, aposte nas envelhecidas. São muito versáteis na preparação de sobremesas, seja para flambar frutas, servir de infusão para frutas secas que posteriormente serão usadas para cobrir bolos ou em receitas a base de limão ou chocolate.

A cerveja é outra bebida já consagrada na gastronomia internacional. Ela funciona de diversas maneiras nas inúmeras receitas das quais faz parte: fermentando massas, garantindo crocância a preparações de empanamento ou melhorando a textura de diversas carnes. Tudo isso sem falar no sabor característico agregado. Por incrível que pareça, pode ser um ingrediente inusitado até mesmo em sobremesas, como brownies, bolos e brigadeiros! E ainda garante um brinde delicioso!

Bebidas na culinária

Bebidas na culinária