Um vinho é um bom companheiro para qualquer estação. Por isso, conhecer e identificar os melhores tipos e classificações é imprescindível na hora de fazer sua escolha, seja em um almoço ou jantar. Nesse post te contaremos um pouco mais sobre o clássico Vinho do Porto.
O vinho do Porto é um vinho licoroso, ou seja, possui um alto teor alcoólico, variando entre 19% e 22% em volume. Seu rótulo tem a origem de produção na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal, a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto.
Diferenças entre o vinho comum e Vinho do Porto
O vinho comum, que nós consumimos hoje, é gerado a partir do processo de fermentação: onde o açúcar da uva é transformado em álcool. Já com o vinho do Porto, o processo acontece de forma diferente.
A fermentação nesse caso é interrompida, para que se adicione uma aguardente vínica, que é a substância que dará o teor alcoólico à bebida. Por consequência disso, a bebida fica mais doce, porém segue forte.
Taça para harmonização
Sabemos que a taça escolhida para determinado vinho pode destacar ainda mais os seus sabores e aromas, se for a opção certa. Para isso, há diversas alternativas no mercado, que complementarão aquele belo jantar a dois.
Os especialistas recomendam nesse caso, a taça tulipa. Esse formato mantém a base larga para os aromas se misturarem, e a boca estreita para evitar a dispersão de aromas. O seu direcionamento ainda encaixa na parte da língua onde há mais sensibilidade para o doce, privilegiando ainda mais o sabor.
Vinhos através da classificação
Devido ao seu grande sucesso na Europa, sua produção deu origem a diversos tipos de vinho, e hoje é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. Podemos destacar, entre eles, o Porto Ruby e Porto Tawny.
Porto Ruby
Os vinhos de variedade Ruby, mantém uma de suas principais características na cor avermelhada. Desse modo, a bebida possui aroma frutado, e a sua intensidade atrai aos seus mais diferentes amantes.
Além disso, a sua qualidade tende a crescer cada vez mais a medida do tempo, evidenciando seus sabores e aromas. Tal processo é decorrente do pouco contato entre o produto e os tonéis de madeira, fazendo que suas características sejam preservadas.
Porto Twany
A elaboração dos vinhos Tawny se equivalem aos Ruby, porém com algumas alterações em detalhes de processos citados. Sua diferença está no tempo mantido nos barris, que é superior ao anterior, cerca de 3 a 8 anos.
Sabemos que independente de sua escolha, o mercado de vinhos é um nicho muito interessante para ser explorado por seus admiradores, possuindo diversos tipos. Dessa forma, experimentar essas bebidas, irá te auxiliar na sua preferência de compra posteriormente.
Gostou do post? Aproveite então para nos seguir nas redes sociais e ficar ligado no conteúdos exclusivos.