Por dentro da história do espumante Moscatel

Por dentro da história do espumante Moscatel

Conheça um pouco mais sobre a história do espumante moscatel e suas curiosidades.

Você já imaginou se existisse toda uma construção de fábula por trás da origem de uma bebida como o espumante moscatel? Pois então, nós da Bebidas Famosas paramos para analisar todo o contexto que envolve a história do espumante e como esse poderia ser um conto marcante, ao estilo de Os Três Mosqueteiros.

Moscatel e Mosqueteiros não tem nenhuma relação, mas o Espumante Moscatel poderia muito bem ter surgido em uma França de tempos feudais, na qual um Lorde chamado Dom Moscato, conhecido na região de Borgonha, seria o responsável pela criação da bebida.

No entanto, a grande incógnita sobre a origem do espumante não é quem criou e sim o seu local de surgimento. Não se sabe se foram franceses ou os egípcios que criaram, mas o que podemos afirmar é que todos somos gratos pela ideia. Mas agora vamos aos fatos!

Bom, antes de mais nada, é preciso destacar que Moscatel é um grupo de variedades de uva bastante adocicadas, o Moscato. E não, não é um nome específico de espumante. A partir destas uvas, são produzidos diversos vinhos e espumantes, cuja característica mais marcante é o sabor adocicado. A variedade de castas de uvas para esta produção pode ser branca, rosada ou tinta.

As produções que mais se destacam mundo afora são as italianas, espanholas e portuguesas, com destaque para a região de Setúbal e Douro. No Brasil, os espumantes Moscatel também precisam ser destacados, pois são reconhecidos fora da América como produtos de altíssima qualidade.

As curiosidades

Falando um pouco sobre a história do espumante Moscatel e sua relação com o grupo de uvas Moscato, é necessário destacar as famílias desta casta, que são a Moscato Branco ou Italiano, que é conhecida pela produção de vinhos brancos e licorosos, além de ser a uva branca mais cultivada no Brasil.

Conhecida como Muscat Blanc, na França, e Moscato Bianco, na Itália, essa variedade da família Moscatel é muito cultivada na Europa e é usada principalmente para a elaboração do espumante Moscatel, além de vinho varietal ou de corte

Junto ao Moscato Branco ou Italiano, existe, também, uma outra ramificação conhecida como Moscato de Alexandria, que é mais uma variedade do grupo que surgiu de um cruzamento do Moscato Branco com uma uva grega.

Por fim, mas não menos importante na história do espumante Moscatel e da uva, o Moscato Hamburgo, que é uma das únicas uvas tintas da família.

A produção

Para falar sobre o espumante moscatel, é necessário contar, ainda que de forma breve, uma parte da história dos métodos para produzir espumantes mundo afora. Entre eles, nós da Bebidas destacamos os três principais

O primeiro, é o Tradicional ou Champenoise, que como dá a entender, foi desenvolvido na região de Champagne, na França. Por lá, o vinho passa por duas fermentações, com a segunda dessas sendo dentro da própria garrafa. É um processo que exige calma e cuidado, pois é lento e artesanal.

O segundo método é o Charmat, que consiste em uma modernização, na qual o espumante passa por duas fermentações, em que a segunda fermentação é dentro de um tanque de aço inox, que é conhecido no mundo dos vinhos como autoclave. eliminando as etapas manuais do método tradicional.

E por fim, o Asti, que é uma variação do método Charmat. Neste, o vinho também é levado para fermentar dentro da autoclave, e a mudança  se dá na fermentação dos produtos. No método Asti, a etapa ocorre apenas uma vez e é interrompida por um choque térmico quando o espumante atinge o teor alcoólico entre 6 e 9%. Espumantes feitos com Moscato Branco utilizam o método Asti, pois o mesmo aproveita as características naturais da uva ao máximo.

Bônus sobre o espumante moscatel

Por fim, a principal característica do espumante Moscatel, é o seu intenso aroma floral e frutado. Ele pode remeter a frutas como o pêssego, lichia, maçã, ou até mesmo flores brancas, como jasmim. Mas, se você não for um grande fã de bebidas adocicadas, fique tranquilo. Não precisa fugir do espumante Moscatel, pois a doçura da uva é perfeitamente balanceada pela acidez, o que a torna uma bebida leve e refrescante.

Gostou das curiosidades sobre espumante Moscatel? Então confira em nossa loja alguns produtos que separamos especialmente pra você.