Pratos deliciosos para harmonizar com gin

Pratos deliciosos para harmonizar com gin

Pratos deliciosos para harmonizar com gin

Muito popular em diversos bares e restaurantes, o gin é uma bebida alcoólica destilada que possui o zimbro como um de seus principais elementos, associado a compostos botânicos de vários países. Entretanto, aqui no Brasil, existem diversas marcas e tipos diferentes da bebida, o que proporciona a criação de vários drinks diferentes e cheios de personalidade que podem ser harmonizados com vários tipos de comida. 

Portanto, conheça pratos deliciosos para harmonizar com gin e fazer uma combinação perfeita entre o gin e receitas de pratos deliciosos, criando harmonizações memoráveis. Continue lendo e confira:

Os tipos de gin 

O gin é um destilado que leva em sua preparação ervas e outros elementos botânicos. Dessa forma, a partir da sua família aromática é possível classificar os gins em 5 grupos: 

  • Clássico – Tem zimbro como seu ingrediente principal e apresenta um sutil toque cítrico e picante; 
  • Cítrico – Como o próprio nome já diz, a sua composição coincide ao aroma e notas de sabor do limão, tangerina, laranja e grapefruit;
  • Especiado – Este gin usa em sua preparação diversas especiarias como coentro, cardamomo, canela, pimenta e noz-moscada;
  • Herbal – Apresenta notas marcantes de ervas como pinho, hortelã, alecrim, manjericão e tomilho;
  • Floral – Possui em sua composição toques marcantes de flores e frutos, como a flor de uva verde, violeta, jasmim, cassis e olho de dragão. 

Essas opções de gin permitem que sejam criados diferentes tipos de drinks, além disso, eles podem ser harmonizados com diferentes pratos para diferentes ocasiões.

Harmonização com gin em ocasiões formais e sofisticadas 

Por ser uma bebida super versátil, o gin pode estar presente em todos os tipos de ocasiões, desde brindes em ocasiões intimistas, até em festas de alto luxo onde o gin pode ser utilizado na hora de preparar drinks mais sofisticados. 

Tartufetini gnocchi de cogumelo 

Neste drink para que a harmonização fique impecável a dica é preparar o drink com o gin Bombay Sapphire. 

Esse destilado em específico é preparado a partir do processo  de vapor de infusão individual de cada um dos seus componentes, dessa forma, o sabor das especiarias botânicas adicionadas junto ao zimbro realça o sabor. Conheça os drinks e os pratos deliciosos para harmonizar com gin:

O Tartufetini é preparado com:

  • Vermute Dry;
  • Gin;
  • Spray de tintura de trufas;
  • Azeitonas verdes recheadas com alho negro.

Além disso, azeitona proporciona ao drink um sabor marcante, proporcionando ao paladar um contraste a partir do realce que o sal promove na bebida. 

A harmonização com pratos 

Para trazer equilíbrio ao paladar, o drink pode ser harmonizado com gnocchi de cogumelos com queijo de cabra e tomates, tortelli de zuca alla mantovana ou mignon de leitão assado ao molho de cevadinha. 

Harmonização com gin no happy hour 

Uma reunião com amigos é sempre um evento de relaxamento e descontração. Além disso, leveza deste momento combina com drinks mais informais que combinam com petiscos e pratos mais leves. 

Gin Tônica Amazônico

Esse drink é preparado com gin Tanqueray, que é composto com zimbro, coentro, angélica raiz e alcaçuz. 

Além do gin, o drink conta com:

A presença do guaraná causa na composição um toque de energia e vitalidade, além disso, proporciona um encontro intimista entre a tropicalidade brasileira e o clima temperado dos países europeus. 

A harmonização com pratos 

O conceito de informalidade que a bebida proporciona combina com chips de raízes com sal de limão picante, guacamole com cenoura, dip de alcachofra com chips de parma, bolhinho de arroz ao curry tailândes e bruschetta di pomodori. 

Harmonização de gin com churrasco 

Apesar do brasileiro possuir o instinto natural de associar o churrasco com cerveja ou com caipirinha, é super possível preparar drinks com gin e aproveitar com ainda mais estilo e sofisticação os cortes especiais das carnes nobres. 

O segredo para harmonizar o gin e o churrasco com excelência é levar em consideração o teor de gordura presente na carne, assim como os temperos utilizados na preparação. 

Drink de gin, pepino, limão e gengibre 

Quando preparada com o gin Virga Seco, o drink fica ainda mais deslumbrante, o rótulo é famoso por possuir um sabor característico de pinho e por apresentar propriedades digestivas. Além disso, a bebida possui um toque de coentro que traz frescor, assim como gengibre que proporciona um final na boca amadeirado e refrescante. 

A harmonização com pratos 

Primeiramente, um dos principais requisitos para promover a harmonização do drink com o prato é o contraste. Dessa forma, utilize isso como uma espécie de limpeza do paladar, preparando-o para o momento de apreciar a carne. 

O drink de gin, pepino, limão e gengibre pode ser harmonizado com carnes que possuem um alto teor de gordura, como costela, cupim e picanha. 

Agora que você já conhece algumas opções de como harmonizar gin com alguns pratos, acesse nosso site e confira as bebidas listadas. Por fim, continue acessando o blog para ficar por dentro de muitos outros conteúdos. 

Conheça nossa loja