Como usar xaropes franceses

Como usar xaropes franceses

Gastronomia é uma arte e ter os ingredientes certos é fundamental para o sucesso de qualquer prato. O toque do chef também é essencial, e cada um tem seu segredo. Mas alguns são mais simples do que parecem. No velho continente, mais especificamente na França, os xaropes franceses, concentrados ou sirops, em língua nativa, há muito tempo desempenham papel fundamental na culinária e são usados do prato principal ao cafezinho final, sem falar nos drinks e bebidas. Mas as suas múltiplas utilidades já foram descobertas pelo resto do mundo, inclusive no território nacional.

Como usar xaropes franceses

Como usar xaropes franceses

Com incontáveis sabores de frutas, de legumes, de folhas, de flores, simplesmente de açúcar, ou ainda, em opções inusitadas, como o de pipoca, eles podem aromatizar cafés, chás, leite; refinar sobremesas; cobrir sorvetes, crepes e bolos, incrementar sopas e outros pratos; saborizar bebidas não alcóolicas e compor drinks especiais.

Alguns exemplos de como uma pequena dose pode dar nova vida à alquimia na cozinha são a adição do sabor donuts, disponível na linha da marca francesa Monin, em chocolates quentes, em milk-shake ou até em um coquetel com rum, que aguça o paladar ao remeter às deliciosas rosquinhas. Já o de castanha é ideal para enriquecer bolos, biscoitos, lattes e cappuccinos. Enquanto o de brownie fica perfeito em qualquer proposta em que se queira acentuar o inconfundível sabor de chocolate com nozes dos tradicionais bolos americanos. Irresistível aos chocólatras.

Independentemente da estação ou da ocasião, sempre é possível surpreender. O leve toque de frutas vermelhas na soda, o aroma de pêssego que enriquece o vinho branco, o toque a mais de vanilla em um café gourmet, todas essas bebidas têm algo em comum: o uso de xaropes.

Como usar xaropes franceses

Como usar xaropes franceses

  • Mais vantagens para a mixologia

Se a utilização dos concentrados já pode revolucionar a cozinha doméstica, com valor acessível e longa duração, o produto apresenta atributos ainda mais interessantes para o uso da coquetelaria. É o melhor substituto do açúcar (ou qualquer outro tipo de adoçante granulado), pois ao contrário dele – que dilui muito bem com água, mas não com álcool –; o xarope se dissolve por completo; adoça por igual; não altera a textura do drink; não se prende à parede do copo; economiza tempo ao bartender; e é bem mais higiênico, pois reduz o risco de se espargir na bancada. A precisão é outro aspecto importante, pois garante a padronização do sabor da bebida. A dosagem do líquido é muito mais confiável do que do grão. As garrafas, além de ocuparem menos espaço no bar, têm validade incomparavelmente maior do que as frutas que seriam usadas para as mesmas preparações. Tudo isso sem falar que permite novas receitas e sabores surpreendentes.

Como usar xaropes franceses

Como usar xaropes franceses