Complementando o conteúdo que já postamos aqui no Blog Bebidas Famosas a respeito das vodkas; essa bebida é extremamente interessantes e repletas de combinações e histórias, presente na vida noturna e nos drinks em dias quentes em todo o mundo.
O que pouca gente sabe, é quais são as principais características de uma boa vodka, afinal, são tantas as misturas e drinks feitos com essa bebida, que fica até difícil para os paladares menos aguçados, sentir o real sabor da bebida russa.
Somente nessa semana (03/10 – 09/10/22), OFERTA RELÂMPAGO, em comemoração ao dia da Vodka:
Com isso, além da experiência e da apreciação gustativa e olfativa da bebida, também ficam comprometidas as noções sobre as suas qualidades e matérias primas, afinal, é muito difícil distinguir uma vodka ruim de uma boa quando ela já está servida em um drink ou mistura, e principalmente, quando não se tem ideia do que esperar nas notas e aromas da bebida.
Quer aprender como identificar uma boa vodka através das suas características principais? Foi com esse intuito que preparamos este conteúdo. Aqui, vamos te ensinar tudo a respeito de como separar uma vodka boa de uma ruim, para que você não erre na sua próxima aquisição.
Sabor e características da Vodka
Mesmo as vodkas de maior qualidade do mundo, que possuem padrões de produção muito similares (para não dizer iguais), tem seus sabores diferentes entre si, podendo até mesmo, se distinguir uma da outra dentro do mesmo rótulo, de garrafa para garrafa de uma única marca.
Acontece que as vodkas são bebidas tão complexas como os vinhos e whiskies, e quando se fala sobre sabor, tudo vai depender exclusivamente de quais foram as condições de produção e armazenamento da bebida.
Entretanto, além dos sabores que mudam muito de uma vodka para outra, as principais diferenças normalmente observadas nas vodkas são suas sensações, texturas e aromas, sendo que enquanto algumas garrafas se mostram mais oleosas e quentes, outras podem ser mais frescas e suaves.
Outra opção que deixa os iniciantes ainda mais perdidos, são as vodkas saborizadas. Estas versões da bebida, que recebem infusão de ervas, frutas ou vegetais, são trabalhadas de uma forma a apresentarem aromas e sabores muito intensos de determinados ingredientes, o que independentemente de ser saboroso ou não, acaba criando um pouco de dificuldade na interpretação da bebida.
Mas de maneira geral, é possível definir algumas expectativas a respeito dos sabores de uma boa vodka, são elas:
Vodkas feitas de grãos
Nas vodkas produzidas a partir de grãos, como é o caso da Vodka Absolut, é comum sentir sabores suaves e até um pouco frutados.
Vodkas feitas com vegetais
Nas vodkas a base de vegetais, é comum encontrar notas mais densas, abrasivas, e, em muitos casos, até similares a “medicamentos”.
Vodkas feitas com frutas
Já as vodkas à base de frutas, por sua vez, costumam ser um pouco mais cremosas quanto à sua textura, já os seus sabores, são bem macios e equilibrados.
O que preciso saber para escolher uma vodka?
Agora que você já entende um pouquinho mais sobre o que esperar dos aromas, texturas e sabores da sua vodka, confira algumas dicas sobre como escolher ela:
Fuja das vodkas muito baratinhas
Infelizmente quando o assunto são as bebidas alcoólicas em geral, o preço influencia sim na qualidade final do produto.
Acontece que vodkas extremamente baratas não possuem as mesmas condições e processos de destilação que outras um pouco mais caras, e como estes processos são minuciosos e custosos para os fabricantes, não existe maneira viável de ter um produto de qualidade e extremamente barato ao mesmo tempo.
Atente-se a quantidade de destilações
Outro fator interessante a respeito do processo de fabricação de boas vodkas, é que as melhores delas passam por várias destilações.
Sendo assim, quanto maior for o número de destilações, maiores são as chances da bebida ser realmente boa.
Procure investir em rótulos com no mínimo três destilações, essa informação é possível ser encontrada no rótulo ou na descrição do item.
A base da bebida
Além dos preços e processos de destilação, também é importante ficar atento a quais ingredientes foram utilizados na fabricação da sua vodka.
Sempre que puder, invista nos rótulos que tenham como base apenas um ingrediente, evitando os fermentados provindos de mixes de grãos e cereais.
Conclusão
Viu como não é tão difícil escolher uma vodka de qualidade? Se você leu este conteúdo e chegou até aqui, com certeza já não terá dúvidas em relação ao assunto. Aproveite para conferir nossa curadoria completa que dispomos em nossa loja online, com as melhores marcas do mercado.
E vale lembrar, embora o mundo das vodkas seja interessante e curioso, beba com moderação.