Também conhecido por Irish Coffee, café irlandês, ou ainda, simplesmente café com whiskey, essa bebida é extremamente tradicional na Irlanda, onde foi inventada.
Acontece que, de acordo com diversas histórias, acredita-se que a mistura de café com whiskey tenha surgido, mais precisamente, na cidade de Foynes, onde está localizado um dos maiores aeroportos do país irlandês.
Ficou curioso a respeito da origem do café irlandes? Fica com a gente! Nós, do Blog Bebidas Famosas, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, e logo no final dele, vamos te apresentar uma receitinha para você mesmo fazer esse drinque tão famoso na sua casa.
Como surgiu o Café com Whiskey?
Embora existam alguns conflitos a respeito da origem do café irlandês, iremos contar a principal história a respeito desta bebida, que inclusive, é a mesma versão contada em um museu de Foynes.
A história diz que, em 1934, após um voo que iria para Nova York ter de retornar ao aeroporto devido a condições climáticas inviáveis para viagem, o chef Joe Sheridan, que também era um dos passageiros, se dispôs a preparar uma bebida quente a fim de ajudar as outras pessoas a suportarem o frio intenso do local.
Entretanto, haviam poucos ingredientes disponíveis para que o chef trabalhasse e foi então que Joe decidiu servir café e whisky em uma mistura quentinha para os passageiros.
Demorou pouquíssimo tempo para que as pessoas adorassem a bebida apresentada pelo chef, os comentários se espalharam tão depressa que logo na próxima semana o aeroporto de Foynes inseriu o café irlandês, com whiskey e tudo, no seu próprio cardápio.
Como a receita já era um sucesso, ela alcançou cada vez mais reconhecimento, chegando no mundo todo, e hoje, com a receita da Bebidas Famosas, o drink vai chegar até você também! Confere aí como fazer essa maravilha!
Leia também: WHISKY PARA INICIANTES
Como fazer o Café Irlandês?
Agora que você já sabe que café com whiskey combina muito bem, vamos aprender a fazer esse delicioso drink, para isso, vamos precisar de:
Ingredientes:
- 27 ml de whisky, preferencialmente irlandês, para deixar a bebida mais característica
- 45 ml de café bem forte e quente, de preferência expresso
- 20 ml de creme de leite batido ou chantilly a gosto
- 1 colher de sopa de açúcar
Modo de Preparo:
Antes de começar a receita, deixe todos os ingredientes separadinhos e pronto para uso.
Escalde uma xícara com água bem quente para aquecer a porcelana, logo após, escorra a água e acrescente o açúcar e logo em seguida, o whiskey e o café até quase a borda. Feito isso, basta mexer bem e então, adicionar o creme de leite ou chantilly até completar.
Dicas de Whiskeys Irlandês:
O Jameson Whiskey é uma mistura de cevada malteada e não malteada que é destilada três vezes, garantindo versatilidade e suavidade.
Posso usar qualquer whiskey?
A verdade é que quase nenhuma receita de drink exige obrigatoriamente os mesmos ingredientes, a melhor parte das diversas bebidas famosas existentes, é literalmente brincar com as receitas, ajustar alguns ingredientes e até inserir outros, os resultados sempre servem de aprendizado!
Com o café irlandês não é diferente, embora a gente recomende usar whiskey irlandês para uma receita mais fiel, nada impede que você use o seu whiskey favorito, ou simplesmente, o que você tiver disponível na hora da receita.
Como harmonizar o café irlandês?
Assim como diversas outras bebidas famosas, tanto o whiskey como o vinho são comumente muito harmonizados com alimentos, neste caso, o café irlandês também pode ser harmonizado.
A nossa dica para harmonizar o café com whiskey é apostar em doces com uvas passas, gengibre, figo, caramelo, baunilha, erva-doce e canela.
Outras dicas de harmonização, são chocolates com amêndoas, frutas cítricas ou nozes.
Dica bônus:
Lembra que falamos que a história do café irlandês é contada até hoje no museu de Foynes? então, acontece que Margaret, a curadora do museu deixou um alerta em uma das suas exposições:
“É um crime!!” disse a curadora, quando perguntada sobre misturar o creme direto com o café na hora de beber. O que ocorre é que o segredo é exatamente conservar o creme do café até o final da bebida, afinal, ele serve tanto como isolante térmico como parte do drink.