Azeite de Oliva – Conheça 4 dicas para escolher o ideal para a sua receita

Azeite de Oliva – Conheça 4 dicas para escolher o ideal para a sua receita

O azeite de oliva é conhecido por ser um dos óleos mais saudáveis para o nosso organismo, isso porque ele é rico em antioxidantes, além de ser utilizado em muitas receitas. 

Além disso, o óleo ajuda a combater diversas doenças. Entretanto, nem todos os azeites presentes no mercado apresentam a mesma qualidade e benefícios ao nosso organismo, isso acontece porque diversos fatores influenciam no produto final. Existem três tipos de azeites de oliva, são eles: comum, virgem e extra virgem. 

Mas e você sabe como escolher o azeite ideal para preparar as suas receitas?

Azeite de oliva comum

O azeite de oliva comum costuma ser mais claro, isso porque ele passa por um processo de refinamento, o que acaba fazendo com que ele perca alguns nutrientes importantes. Isso acaba tornando-o mais ácido, indo de 1,5% a 3% de acidez. 

Por isso, esse tipo não se trata apenas do azeite puro, ele acaba sendo uma mistura entre o óleo refinado e as versões virgem ou extra virgem. Este tipo é o menos encontrado no mercado. 

Azeite de oliva virgem 

Por outro lado, o azeite virgem costuma ser menos ácido do que o comum, já que ele apresenta cerca de 0,8% e 1,5% de acidez. Esse é justamente o grau de acidez que influencia na classificação, entretanto, essa não é uma versão que possui tanta qualidade. 

Esse azeite também passa por processos, mas todos físicos e mecânicos, que possuem um controle da temperatura, assim como não passam por refinamento. Por conta disso, sua qualidade não é ruim, mas ele acaba perdendo algumas de suas propriedades. 

Por conta disso, ele é o mais indicado para cozinhar, pois é mais barato que o extra virgem e cumpre sua função quando passa pelo processo de aquecimento.

Azeite de oliva extra-virgem 

Conhecido por ser a versão mais saudável, o azeite de oliva extra-virgem passa por um processo de prensagem a frio, capaz de manter seus nutrientes e vitaminas.  

Sua acidez costuma ser menor que 0,8%, sendo um produto que possui um sabor e aroma mais concentrados.

Desta forma, o azeite extra virgem é o mais indicado para  usar em saladas e na finalização de pratos, mantendo assim seus nutrientes e propriedades benéficas, além de manter completamente suas propriedades, que são perdidas com o aquecimento.

Saiba como escolher o azeite ideal para a sua receita

Como vimos, o azeite extra virgem é o mais indicado para preparar receitas. Saiba como escolher as melhores opções no mercado. 

  • Sempre procure pelas embalagens mais escuras, já que as mesmas conservam a qualidade do produto;
  • As embalagens que ficam nos fundos das prateleiras são ainda melhores que as que ficam na frente, isso porque elas ficam distantes da luz;
  • Sempre revise o rótulo para confirmar se aquele azeite é puro, se não há mistura de ingredientes e também a data de validade;
  • Fique de olho na acidez e nas misturas que muitas marcas fazem neste tipo de produto para você não acabar comprando um de má qualidade. 

Escolha sempre o azeite que possui uma qualidade maior, para não estragar o sabor das suas receitas. O azeite é um alimento rico, principalmente se você optar pelo extra-virgem e as boas marcas presentes no mercado. 

Acesso nosso site e conheça a nossa loja. Continue acessando o nosso blog e fique por dentro de muitos outros conteúdos. 

Conheça nossa loja