Uma lista de curiosidades sobre a fruta sul africana e o licor Amarula.
Amarula é um licor especial produzido na África do Sul, com os frutos da maruleira – uma planta típica de regiões como a savana.
O licor Amarula tem história: desde 1989 a fábrica comercializa a bebida, que tem sabor semelhante ao caramelo e pode ser servido não só puro, como utilizado no preparo de drinques.
A seguir, listamos algumas curiosidades que farão com que você descubra a Amarula.
Marula?
Esse é o nome da fruta típica da região habitada pelo povo Bantu. Conta a lenda que essa tribo sul africana a consumia e colaborou para que ela se tornasse conhecida em diferentes partes do continente africano. Cientificamente chamada Sclerocarrya birrea, a fruta quando madura passa do tom verde para a cor amarelada, mantendo-se famosa também por ser uma grande fonte de vitamina C.
Entre os meses de janeiro e março, milhares de pessoas se reunem para a colheita.
Elefantes e macacos se divertindo na selva africana
Quando florescem as maruleiras, é possível observar animais cambaleando de um lado para outro, como se estivessem bêbados.
E na verdade eles estão mesmo. Não por que tomam Amarula, mas consomem a fruta, que quando amadurece passa por um processo de fermentação natural pela ação do calor. No organismo dos animais o processo digestivo provoca a sensação – quase perfeita – de embriaguez.
Lenda, ou não?
As árvores da marula são dióicas, ou seja, existe a árvore fêmea e a árvore macho. Por essa característica, a fruta não serve apenas para produzir o licor Amarula: uma lenda aponta que o consumo de infusão à base da casca da fruta, de uma árvore macho, garante o nascimento de um menino. E a árvore fêmea, claro, uma menina.
Se o sexo do bebê for diferente do “encomendado”, os africanos dizem que a criança possui poderes especiais.
Poderes afrodisíacos
Há quem diga que a marula seja um tanto quanto afrodisíaca; para comprovar, só testando. Mas ela também serve para produção do licor Amarula Cream, geleias e é ingrediente de óleos naturais.
Na cultura sul africana, quem dá de presente sementes da marula dá uma prova de amizade.
Produção Sustentável
Na África é regra: para produzir a marula, é preciso faze-lo de maneira sustentável. Pelas comunidades africanas, a produção tem destaque e recebe até um festival: o Xikuha Marula, no qual as mulheres fazem cerveja da fruta e cantam louvores para unir o povo.
Trazendo um elefante no rótulo, o licor Amarula ganhou o mundo e possui hoje diversos mixologistas que estudam a preparação de drinques com ele, sendo responsáveis por divulgar a versatilidade da Amarula no bar.
Onde comprar: www.bebidasfamosas.com.br