Veja como o vinho pode ser útil no combate a problemas renais.
Algo importante sobre a bebida alcoólica é que ela também pode ser benéfica se consumida com moderação. É fato que tudo que é usado em excesso prejudica a saúde. Até mesmo a água, essencial para a sobrevivência humana, pode causar danos ao organismo quando bebida exageradamente. Segundo especialistas, beber água demais pode causar hiponatremia, que é a queda do nível de sódio no sangue, responsável por causar mal-estar, confusão e até mesmo convulsões. Tudo isso para mostrar que atribuir à bebida alcoólica o preço do exagero é um erro. Bebidas alcoólicas consumidas em quantidade moderada podem ser até benéficas para a saúde. É o caso do vinho que, entre outros benefícios, pode ajudar a evitar problemas renais.
Rins
Problemas renais são constantemente apontados entre os mais dolorosos que uma pessoa pode ter. Dores causadas por doenças nos rins costumam tirar o sono de quem sofre com esse mal. Sendo assim, procurar por soluções que eliminem ou ao menos diminuam os efeitos delas é sempre algo importante. É só perguntar para quem teve ou conhece alguém que teve problemas nos rins o quanto isso é algo terrível.
Efeitos do vinho
Quem nunca ouviu aquela história de que um cálice de vinho por dia faz bem à saúde? Pois é, segundo um estudo publicado pela Universidade do Colorado-Denver, com mais de 6 mil participantes, o consumo moderado de vinho mantém os rins saudáveis, ajudando a evitar doenças renais crônicas. Além disso, eles concluíram que pequenas doses ajudam a proteger o coração. De acordo com o estudo, entre as pessoas que tomam pelo menos uma taça por dia, a prevalência de doenças crônicas nos rins era 37% menor do que entre aquelas que não bebiam. Da mesma forma, entre os consumidores de vinho, havia uma diminuição em 29% dos riscos de problemas cardíacos.
Apreciar com moderação ainda é apreciar
É de Epícuro a seguinte frase: “Nenhum prazer é em si um mal, porém certas coisas capazes de engendrar prazeres trazem consigo maior número de males do que de prazeres”. Devemos evitar os excessos como forma de evitar os males que eles podem nos trazer, sendo assim, é necessário apreciar sem exageros. O ideal é sempre beber com moderação. O vinho não é necessariamente um remédio para os problemas do corpo, longe disso, mas é uma bebida capaz de ajudar no combate a problemas sérios, desde que encarada da maneira correta e que sua procedência apresente a devida qualidade.