Ceviche: uma receita leve, mas saborosa, assim como o vinho com a qual ela harmoniza perfeitamente: um bom Sauvignon Blanc.
Partindo do princípio básico de harmonização de comidas e vinhos, onde carnes vermelhas harmonizam com vinho tinto e carnes brancas com vinhos brancos, a escolha do Sauvignon Blanc para harmonizar com essa receita seria óbvia, já que o elemento principal do prato é carne de pescada branca.
Mas é importante lembrar que, além do elemento principal, outros elementos podem ser o que criam o espaço para a introdução do vinho, ou que tiram a obviedade da harmonização. É o que chamamos de elemento ponte.
Um Chardonnay poderia ser usado, não fossem os outros elementos do prato. As ervas, salsinha e coentro, e especialmente o limão, que dá acidez ao paladar, fazem com que o Sauvignon Blanc seja o vinho perfeito pra esse prato.
O modo de preparo é simples e o tempo de espera é relativamente curto. É uma receita prática, pra quem não quer ter trabalho de cozinhar, mas não abre mão do sabor.
O ponto de atenção está nas espinhas: tome extremo cuidado para retira-las totalmente e não perder o prazer da refeição.
Ceviche de pescada branca
INGREDIENTES
400g de pescada branca fresca (pode ser robalo ou linguado)
3 limões
1 celola roxa cortada em cubos
Gengibre ralado (a gosto)
Molho de soja (a gosto)
Coentro (a gosto)
Salsinha (a gosto)
* gengibre, molho de soja, coentro e salsinha vão do gosto pessoal.
MODO DE PREPARO
Corte a pescada branca em cubos médios e coloque em uma travessa. Adicione os demais ingredientes e misture bem. Reserve na geladeira por aproximadamente uma hora.
Retire da geladeira e sirva, claro, acompanhado de um bom Sauvignon Blanc.
Nossa sugestão para esta harmonização é o De Martino Gran Reserva Legado Sauvignon Blanc.
Produzido na região do Valle da Casablanca, é um vinho aberto nos aromas de maracujá e limão, além de tons minerais e animais. Inunda o palato com frescor, a fruta muito bem conseguida esbanja charme e maturidade.