Pisco Sour é uma bebida famosa no Peru, bem parecida com nossa caipirinha, é feita de: pisco, água ardente com gradação alcoólica entre 38 e 48, obtida da destilação da uva.
Peru fabrica oito variedades de uva: as aromáticas (Itália, albilla, moscatel e torontel) e não aromáticas (quebranta, negra criolla, molar e uvina), as quais geram 4 variedades do coquetel. A partir do pisco, peruanos e também os chilenos desenvolveram coquetéis ao longo dos anos.
Esses são os 4 tipos de piscos no Peru: o puro (de uvas não aromáticas); o aromático (de uvas aromáticas); o mosto verde (produzido com uvas não maduras); e acholado (mix entre uvas aromáticas e não aromáticas).
Já os pisco chilenos são classificados de acordo com o teor alcoólico: corriente ou tradicional (30%); especial (35%); reservado (40%); e gran pisco (43%). O pisco sour é um dos drinks mais consumido no Chile. Experimente essa receita:
INGREDIENTES
150 ml de pisco
50 ml de suco de limão
50 ml de xarope de açúcar*
1 clara de ovo
3 gostas de angostura
Xarope de açúcar
Misture 25 gramas de açúcar refinado em 25ml de água. Aqueça em fogo baixo e antes de levantar fervura, assim que estiver diluído, retire do fogo e espere esfriar.
Saiba que o pisco não “descansa” em tonéis de madeira. A intenção dos produtores é levar ao consumidor final uma bebida pura na cor e no sabor, mas que com ela, você tenha a facilidade e oportunidade de fazer muitas opções a seu gosto!
Pisco sour é o nome da receita básica, onde os ingredientes principais não levam uva, levam basidcamente: limão, açúcar, pisco (aguardente), clara de ovo e cubos de gelo. Infelizmente ainda é pouco conhecido no Brasil, porém, é o orgulho nacional de nossos vizinhos peruanos!
Prove e depois nos conte o que achou 😀