Gin escocês – Conheça os melhores rótulos
Nos dias de hoje, em qualquer bar ou restaurante você encontra alguém tomando uma taça de gin. Poucos sabem, mas o Reino Unido é um dos maiores importadores dessa bebida tão fantástica. Além disso, o gin começou a se popularizar na Inglaterra, a partir do século XVI, entretanto, naquela época ele não foi muito aceito pelo povo. Contudo, no século XVIII, a bebida ficou conhecida como a “ruína das mães”. Com a fama que a bebida conquistou atualmente, é até bem difícil acreditar que um dia o gin teve essa má fama!
Com o passar dos anos, as modas e os gostos foram mudando significativamente, com o surgimento de novos produtores artesanais, o interesse pelo gin voltou a florescer livre do preconceito de antigamente.
Após o surgimento de novos produtores ao redor do mundo, o gin ficou ainda mais conhecido por diversas pessoas. Além disso, a versão inglesa costuma ser a mais popular e conhecida e pouco se ouve sobre o gin escocês. Que tal conhecer os melhores rótulos? Continue lendo e confira!
Gin Tanqueray
Tanqueray é uma marca de gin inglesa super conhecida e extremamente famosa distribuída no mundo inteiro. Este gin é originário da Inglaterra, entretanto, nos dias de hoje a bebida é feita na Escócia.
Conhecido por ser um gin escocês puro, no estilo London Dry, a receita completa do Tanqueray é um grande mistério guardado a sete chaves. O que todos sabem é que esse destilado possui quatro botânicos, são eles: zimbro, coentro, alcaçuz e raiz de angélica.
A primeira vez que o gin Tanqueray foi destilado aconteceu em 1830 por Charles Tanqueray, em Londres, que depois teve seu ponto de venda aberto ao público, chamado Edward & Charles Tanqueray & Co.
Com a morte de Charles em 1868, o seu filho Charles Waugh Tanqueray herdou a destilaria e deu continuidade à produção. Na segunda guerra mundial, seu ponto de venda mudou- se para a Escócia, onde reside até os dias de hoje.
A partir de 1951, o gin na famosa garrafa verde tornou-se uma das bebidas mais vendidas ao redor do mundo.
Para ter uma experiência ainda mais completa, é interessante servir este gin com limão ou laranja, além de alguns grãos de pimenta rosa.
Gin Hendricks
Nascido em 1999, o gin Hendricks é feito pela empresa William Grant & Sons, que fica localizada na Escócia.
Poucos sabem mas esse gin foi inventado por uma mulher, conhecida como Lesley Grace, o gin Hendricks foi uma bebida que deu origem a categoria premium da família William Grant & Sons, liderando o seu status até os dia de hoje. Esse gin pode ser encontrado em até 90 países ao redor do mundo.
Elaborado pela combinação de pétalas de rosas e pepino, o gin Hendricks possui mais outros 11 botânicos que formam um sabor refrescante e que possui um leve aroma floral.
Gin Tanqueray Flor de Sevilla
Balanceado com quatro botânicos clássicos do Gin London Dry, o Tanqueray Flor de Sevilla é composto por uma adição natural da essência das laranjas e flores de laranjeiras da Sevilla, que lhe trazem um sabor frutado e picante ao mesmo tempo.
Já no aroma, os cítricos e o frescor da laranja estão juntamente com as notas de zimbro, alcaçuz e coentro.
No paladar, a ligação de todos os ingredientes formam uma acidez que possui um toque de doçura, o que proporciona na bebida um gosto super equilibrado.
Gin Tanqueray Ten
Essa bebida foi o primeiro gin Ultra Premium conhecido no mundo inteiro.
Muito popular entre os bartenders. Em 2015 chegou a vencer o concurso The World ‘s 50 Best Bars, considerado um dos melhores gins do planeta.
Destilado com diversas frutas cítricas, o gin Tanqueray Ten é perfeito para uma boa taça de martini.
Gin The Botanist
Conhecido por ser um gin artesanal feito na ilha de Islay (também conhecida como Ilha do whisky), o rótulo é feito na Destilaria Bruichladdich, na Escócia, em pequenos lotes, sendo o único gin produzido pela empresa.
Essa bebida é caracterizada pelo seu sabor incomum, que é atingido por meio de 22 botânicos que são apanhados localmente e colhidos a mão. Além disso, o seu nome é baseado nesses ingredientes que estão na receita.
Após coletados, esses botânicos são lentamente destilados em um alambique que leva o nome “Ugly Betty”. Dessa forma, a sua destilação dura mais ou menos 17 horas, o que é quatro vezes mais que a média de destilação do whisky.
Através do vapor obtido pela infusão de botânicos, uma base com a água da nascente de Islay é utilizada e a partir da destilação com álcool, o líquido passa pela cesta com o restante dos ingredientes.
Além disso, o sabor do gin The Botanist é influenciado exclusivamente pelos botânicos, sem outros tipos de essências. Tornando por fim, a bebida o mais natural possível.
Gin Tanqueray Rangpur
Sendo outra opção especial do famoso gin escocês Tanqueray, a bebida conhecida como Rangpur se diferencia dos demais por conta da adição de diferentes botânicos em sua receita.
Entre os ingredientes que estão presentes na sua composição está uma fruta híbrida de limão e tangerina, bem como, limão Rangpur, folhas de louro e gengibre.
Contudo, no aroma, a tangerina e o limão acabam se destacando e deixando o paladar com um toque do zimbro e do gengibre, junto com as deliciosas notas frutais.
Gostou das dicas? Acesse nosso site e confira cada um destes gins escoceses em nosso site. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como esse.