Bebidas para este Dia do Rock
O Dia do Rock é celebrado no Brasil há mais de 30 anos. Esta data surgiu após o festival Live Aid, de 1985, em que o principal objetivo era arrecadar fundos para famílias pobres da Etiópia. E o evento que aconteceu simultaneamente na Filadélfia e em Londres, também contou com a apresentação pontual de alguns artistas em outros países.
Com esta transmissão estima-se que tenham sido atingidos cerca de 1,5 bilhão de espectadores. E por conta do resultado do festival, que envolve desde arrecadações ou audiência, o cantor Phil Collins sugeriu que aquele dia deveria ser a data do rock para o mundo inteiro.
É por isto que, para quem gosta de celebrar este dia brindando ao som de suas músicas favoritas, selecionamos algumas bebidas relacionadas às estrelas do rock e também algumas curiosidades.
Isto é, podemos começar pela data, que recebe o “mundialmente”, mesmo não sendo comemorada em todo o globo no mesmo dia. Ainda que seja celebrada no mesmo mês nos Estados Unidos e no Brasil, os dias são diferentes.
Seguindo a ideia de Collins, no Brasil comemora-se o Dia Mundial do Rock em 13 de julho, enquanto nos Estados Unidos a data escolhida é o dia 9. E no país norte americano, a data está está relacionada à estreia do programa American Bandstand, que ajudou a popularizar esse gênero nos EUA.
Rock nacional em rótulos de cervejas
No Brasil, o rock ganhou popularidade na década de 80. Alguns nomes que estão na ponta da língua de qualquer fã do rock nacional também surgiram para o público neste período. Outro fato é que, os ídolos que apareceram anos mais tarde, também são tão inesquecíveis, quanto os pioneiros deste gênero musical.
É possível que na sua playlist apareçam nomes como Legião Urbana, Pitty, Engenheiros do Havaí, Barão Vermelho, Raimundos, Nenhum de nós, Matanza e Paralamas do Sucesso. E ainda, Rita Lee, Kid Abelha, Sepultura, Titãs, Los Hermanos, Ratos de Porão e Blitz, não é mesmo?
Por isto, caso você que seja fã deles ainda não saiba, algumas destas bandas serviram de inspiração para rótulos de cerveja. Sim! Um das bandas homenageadas é a Sepultura, em uma cerveja que contém as características de uma Weiss. Já para marcar a intensidade dos aspectos da banda Matanza, o estilo Pale Ale foi o escolhido.
E neste dia do rock se você quiser apreciar uma música além do sentido da audição, o paladar do estilo Pilsen é o que ressalta as notas de “Camila, Camila” do Nenhum de Nós.
Para quem curte Weiss, Pale Ale ou Pilsen, pode encontrar mais opções em nossa loja virtual.
As bebidas de cantoras do rock – I
A roqueira brasileira Rita Lee e a inglesa Florence Welch, têm mais do que a vertente do rock em comum. Ambas já admitiram que tiveram problemas com bebidas alcóolicas. Há 3 anos, Rita afirmou que estava sóbria há mais de uma década, e Florence já afirmou que ter parado de beber a ajudou na gravação de um dos seus discos.
Outra cantora que já disse dar preferência aos pedidos sem álcool é a Joan Jett. Em entrevistas, ela já disse dar mais espaço aos sucos de maracujá. Então se a sua opção também for preparar drinks sem álcool neste dia do rock, saiba que pode encontrar em nosso e-commerce o xarope de maracujá. Afinal você pode curtir ‘I Love Rock and Roll’, com um suco refrescante de maracujá, como a cantora da música.
É por isto que lembramos daquela velha, mas importante frase “beba com moderação”. Mas acrescentamos “curta o rock com muita emoção”.
As bebidas de cantoras do rock – II
Falando de mulheres do rock, depois do ícone brasileiro que já foi citado aqui, trazemos um dos drinks favoritos de Janis Joplin. Ela, que é considerada a rainha do rock in roll, preferia o Southern Comfort. E esse licor, em sua receita original, levava whiskey como base de sua preparação.
Negroni SoCo
- Southern Comfort – 30 ml
- Campari – 30 ml
- Vermute tinto Carpano Classico – 30 ml
- Casca de laranja-bahia para decorar
- Misturar os ingredientes com gelo até esfriar, mexa com uma colher.
- Para servir coloque em um copo baixo com gelo.
- A casca de laranja-bahia serve para aromatizar e decorar o drink. Para extrair seus óleos essenciais torça a casca levemente sobre o copo.
Já para Debbie Harry, o que não podia faltar em seu camarim era uma garrafa de vinho. E não era qualquer vinho, não. Para a cantora líder da banda Blondie, que teve sua ascensão na década de 1970, o vinho branco de uvas Chardonnay era indispensável.
E você? Tem um gosto parecido com este? Se a resposta for sim, é só acessar nossa loja online e escolher o seu agora mesmo. Em nosso e-commerce você encontrará vinhos chilenos, brasileiros, e argentinos com esta casta de uva.
Exigências de camarim
O pioneirismo e a influência da nova onda do heavy metal britânico, fica por conta da banda Iron Maiden, que ficou internacionalmente conhecida por volta de 1982, ao lançar um disco que tornou-se um clássico do gênero. E quanto ao gosto pelas bebidas, a banda incluiu nos pedidos do camarim cervejas e vinhos. Bem como, energéticos e gatorades, durante um show realizado no sul do Brasil em 2018.
Já o ídolo que ficou conhecido quando era integrante da banda The Beatles, Paul McCartney, não consome bebidas alcoólicas em seu camarim. Ou seja, nos pedidos de backstage do cantor, estão incluídas garrafas de água de coco e muitas frutas. E com esses dois ingredientes você pode preparar uma bebida refrescante, uma sobremesa – ou até mesmo indo contra os gostos do seu ídolo – um drink.
Por outro lado, a banda The Who, foi a única que incluiu alcoólicos em sua lista de exigências do Rock in Rio, realizado no Brasil em 2017. Agora, se você ainda não decidiu o que vai beber para comemorar o Dia Mundial do Rock, ficaria bem instalado no camarim da banda Kiss. Pelo menos no camarim organizado em um show no Brasil em 2012, em que a banda pediu cerveja, vodka e vinho.
Por último, outro camarim que teve variedades de bebidas é o da banda Guns n’ Roses. Os artistas pediram champagne, vinho tinto, vodka, margarita, e cachaça. Isto mesmo, a tradicional bebida brasileira, durante o show aqui no país, em 2016.
Desmistificando…
Como você viu, não é apenas o whisky o líquido alcoólico apreciado pelos ídolos do rock. Da mesma maneira, que não são apenas as bebidas com álcool que fazem a cabeça destas estrelas.
Então, seja você um fã de qualquer vertente do rock, ou apenas um curioso sobre o mundo dos famosos, não deixe de preparar uma boa playlist nesta semana, e bons drinks também.
Trilha Bônus ou seria receita bônus?
Anote aí os ingredientes que fazem parte da receita criada pelo bar Icenhauer, durante o festival de Austin, em homenagem à banda Red Hot Chilli Peppers: tequila prata com pimenta vermelha, néctar de agave, e suco de limão.
Siga acompanhando nosso conteúdo em nossas redes sociais, e em nossa loja virtual faça já os seus pedidos. E curta seus drinks com boas músicas! Aqui separamos algumas trilhas para o seu dia do rock: