3 filmes que tem vinho e comida como protagonistas

3 filmes que tem vinho e comida como protagonistas

Fãs de cinema, de comida e de vinho vão adorar essa lista.

O cinema aborda constantemente a relação entre comer e beber, nas mais diversas combinações. Uma das preferidas de alguns diretores é o sucesso de bilheteria comida e vinho.

Personagens são imortalizados por suas garrafas, taças e tipos de vinho preferidos, por sua relação com a comida e com as sensações que surgem dessa combinação no mínimo saborosa.

Conheça 3 filmes que fazem vinho e comida serem as estrelas primeiras de suas histórias:

1. Vicky Cristina Barcelona

Vicky Cristina Barcelona - Paella e vinho

Vicky Cristina Barcelona – Paella e vinho

Fãs de vinho devem ter adorado assistir “Vicky Cristina Barcelona”, de Woody Allen. É que a história se passa com os personagens bebendo vinho quase o tempo todo. O roteiro apresenta duas amigas que vão a Barcelona e conhecem um pintor espanhol. Envolvidas, elas topam passar um fim de semana junto com ele.

Por um lado, Vicky (Rebecca Hall) parece incomodada, mas segue viagem, por outro, Cristina (Scarlett Johansson), mais solta, decide embarcar de corpo e alma no passeio e, ao lado do sedutor, encontrar um sentido para sua vida. É aí que surge a personagem de Penélope Cruz, María Elena, a bipolar ex-esposa de Juan, para formar um triangulo amoroso.

Uma das cenas emblemáticas da obra é quando Vicky e Cristina estão jantando num restaurante espanhol e bebendo vinho quando o sedutor Juan Antônio Gonzalo aparece e sem fazer a menor cerimônia as convida para sua viagem a Oviedo.

Assim como Vicky e Cristina, você também pode harmonizar um prato típico espanhol com vinho. Paella Valenciana, por exemplo, harmoniza com um tinto espanhol, jovem, leve, fresco e sem madeira, recomendamos o Tempranillo.

Ingredientes:

300g de lombo de porco em cubos

300g de frango cortado em cubos

12 camarões grandes, com cabeça e casca

12 mexilhões com casca

300g de lulas em anéis

Arroz próprio para paella ou arroz agulha parabolizado tipo 1

3 litros de caldo de peixe

2g de açafrão diluído em um pouco do caldo quente (peixe)

300g de cebola picada

20 dentes de alho picados

200g de vagem, tipo macarrão, cortada em bocados

Azeite para untar

Sal e pimenta a gosto

Para finalizar:

1 e _ pimentão vermelho em rodelas

2 colheres de sopa de Salsa picada

Modo de preparo:

Paella Valenciana harmoniza com vinho.

Paella Valenciana harmoniza com vinho.

Unte a paelleira com azeite. Coloque os camarões e cozinhe durante uns 3 minutos ou até ficarem dourados. Retire e reserve. Na mesma paelleira coloque a cebola, o alho, as carnes, as lulas e mexa mais uns 10 minutos, também até dourarem. Acrescente o arroz e misture bem. Junte a vagem, o açafrão diluído em um pouco de caldo e o caldo de peixe em quantidade suficiente para cobrir todos os ingredientes e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, ou até o arroz ficar cozido. Acrescente os mexilhões o sal e a pimenta e deixe cozinhar, mais 5 minutos. Enfeite com Salsa picada e o pimentão e sirva na própria paelleira.

2. Ratatouille

Ratatouille combina com vinho.

Ratatouille combina com vinho.

Não dá para falar de cinema e vinho sem falar em Ratatouille. Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2008, o filme se passa em Paris e tem o mundo da gastronomia como plano de fundo para uma história cheia de aventuras.

Ratatouille é a história de Remy, um ratinho que sonha se tornar um chef de cozinha, apesar de sua família, e da sociedade em geral, ser contrária à ideia (afinal de contas, ele é um rato!). Ao conhecer o jovem ajudante de limpeza Linguini, ele cria uma parceria onde a partir das ideias de Remy e das execuções de Linguini, a dupla começa a cozinhar os pratos mais elaborados.

No fim, Remy acaba sendo agraciado como o maior chef de toda a França. Isso acontece após ele preparar o prato que dá nome ao filme, o Ratatouille.

Harmonizar o Ratatoullie com vinho é fácil, até porque o prato é montado com uma composição de sabores incrível. Esta diversidade é que permite escolher diferentes opções de vinhos.

Recomendamos um vinho jovem e frutado, porém, algumas dicas devem ser observadas na sua escolha: De preferência, opte por vinhos jovens e harmoniosos ao paladar, como o vinho Miolo Reserva Chardonnay.

Por que não se inspirar no Remy, preparar um delicioso Ratatouille e desfrutar de um bom vinho? Siga a receita, pegue o vinho e delicie-se!

Ingredientes:

1 abobrinha cortada em rodelas finas

1 berinjela cortada em rodelas finas

2 tomates cortados em rodelas finas

Sal

Pimenta do reino

Azeite para regar

Para o molho:

5 tomates picados, sem pele e sem sementes

1 dente de alho picado

1/2 cebola picada

1/2 xícara (chá) de azeite

Alecrim, Manjericão, Tomilho, Sal e Pimenta-do-reino

Modo de Preparo

Molho:

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho

Acrescente os tomates e deixe refogar por 5 minutos

Acrescente o sal, a pimenta do reino, as ervas aromáticas picadas (alecrim, manjericão e tomilho) deixe apurar por 1 minuto

Tire do fogo e leve tudo ao processador até formar um creme

Retorne o molho à panela a deixe apurar mais um pouco, para ficar mais cremoso

Montagem:

Ratatouille harmoniza com vinho.

Ratatouille harmoniza com vinho.

Em um refratário coloque uma camada do molho. Alternadamente coloque as rodelas de tomate, berinjela e abobrinha. Tempere com sal e pimenta, regue com azeite e cubra com papel manteiga do tamanho do refratário, formando uma tampa. Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos ou até os legumes ficarem macios.

3. Sideways – Entre Umas e Outras

Sideways - vinho em degustação.

Sideways – vinho em degustação.

O filme “Sideways – Entre Umas e Outras”, um clássico do cinema com vinho, levou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2005 e conta a história de Miles Raymond (interpretado por Paul Giamatti). Um homem de baixo astral que vislumbra uma carreira literária.

Fascinado por vinho, ele decide dar como presente de despedida de solteiro a seu melhor amigo Jack (Thomas Haden Church), uma viagem pelas vinícolas do Vale de Santa Inez, localizado na California. Na viagem, Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que nutre o mesmo gosto pessoal de Miles: o vinho, enquanto Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), funcionária de uma vinícola local, que provoca uma revolução em sua cabeça, fazendo-o querer desistir do casamento.

Na cena em que Miles tenta ensinar técnicas de degustação a Jack, eles provam um vinho Pinot Noir, que harmoniza perfeitamente com salmão grelhado ao molho de camarões na mostarda.

Ingredientes:

Prato principal:

1 kg de salmão

Sal a gosto

Pimenta calabresa a gosto

1/2 colher de chá de sementes pimenta do reino

1/2 colher de chá de sementes de coentro

1 limão médio

2 dentes de alho

Molho:

1 cebola cortada em pedaços bem pequenos

1 vidro pequeno de champignons fatiados

150 g de camarão vermelho grande sem casca

1/2 lata de creme de leite

1 colher de margarina

1 colher de azeite

1 tablete de caldo de camarão

3 colheres de cebolinha cortadas em rodelas pequenas

2 colheres de coentro fresco

Mostarda a gosto

Salmão com molho de Camarões harmoniza com vinho.

Salmão com molho de Camarões harmoniza com vinho.

Modo de Preparo:

Prato principal:

Em um pilão amassar o alho, a pimenta do reino, o coentro e o sal;

Passar a mistura no filé de salmão e juntar a pimenta calabresa e o limão;

Deixar marinar por 40 minutos e grelhar. Quando a posta estiver dourada, vire;

Dica: Só vire a posta de salmão por uma vez.

Molho:

Esquentar a margarina e o azeite na frigideira, colocar a cebola, sempre mexendo até que fique dourada, colocar o camarão e deixar fritar um pouco;

Acrescentar os champignons, o tablete de caldo de camarão e a mostarda;

Quando o caldo de camarão estiver totalmente dissolvido, acrescente o creme de leite e o coentro fresco.

 

Aproveite as indicações, selecione as suas garrafas de vinho no site e bons filmes!

 

Onde comprar vinho: www.bebidasfamosas.com.br