Já ouviu falar sobre a cepa Pinotage?
Criada a partir de um cruzamento de Pinot Noir e Hermitage, essa uva foi nomeada de Pinotage em homenagem ao cruzamento das suas duas origens. E foi na África do Sul, por volta de 1925 que a história dessa cepa começou.
De bagos pequenos e casca grossa, esta uva é rica em pigmentos e conta com uma maturação precoce. No entanto, no início de sua trajetória, os vinhos produzidos com a Pinotage não agradavam a muitos paladares por ser muito escuro e perfumado.
Foi só a partir de 1959, quando um vinho tinto à base desta uva foi campeão de um concurso local -Young Wine Shows- é que esta cepa gerou mais curiosidade para que muitos produtores pudessem explorar e oferecer um vinho de melhor qualidade.
E desde então, o vinho Pinotage é reconhecido por sua excelente harmonização. Versáteis e aromáticos, podem combinar com diferentes pratos e proporcionam uma experiência enogastronômica!
Confira a seguir alguns pratos de fácil preparo que separamos para você harmonizar da melhor maneira o seu Pinotage!
Churrasco
Uma boa harmonização é aquela feita com comida que todo mundo gosta e que reúne a galera na volta da mesa, certo? E não somente por isso, mas os vinhos Pinotage com passagem por barrica harmonizam -e muito!- bem com o sabor intenso e defumado das carnes assadas.
Sendo assim, a única regra aqui para ter uma boa harmonização com Pinotage é evitar cortes muito intensos e gordurosos, como picanha ou costela bovina, que podem acabar ofuscando o sabor da bebida.
Dessa forma, aposte em contra filés, alcatra e linguiça toscana que o sabor é certeiro. Pode confiar!
Pizza Calabresa
Da mesma forma que o churrasco, outro prato que não dispensa elogios e reúne todos em volta da mesa é a Pizza Calabresa. E, para melhorar ainda mais essa clássica refeição, o vinho Pinotage não decepciona no acompanhamento.
O corpo médio e a acidez equilibrada dessa bebida consegue se equiparar bem com o sabor salgado e defumado da pizza calabresa. Não só isso, sua intensidade aromática também agrega ainda mais uma experiência agradável dessa combinação.
Além disso, a única ressalva aqui é prestar atenção e não escolher um Pinotage muito jovem. Nesse caso, o sabor da pizza pode acabar sobrepujando o da bebida. Afinal, a intenção aqui é ver os dois brilharem no seu paladar.
Harmonização para vinhos corpo médio e encorpado
Assim como falamos no início, o Pinotage é super versátil e pode realizar sua harmonização com diversos pratos. Mas a intensidade do corpo que varia de vinho para vinho também pode influenciar na harmonização.
De uma forma geral, todos os Pinotage de corpo mediano podem ser harmonizados com os seguintes pratos:
- Carnes vermelhas
- Carnes de caça
- Massas com molhos cremosos
- Risotto ao funghi
Mas se o Pinotage da vez for um mais encorpado a escolha certa é apostar em pratos mais intensos como:
- Carnes assadas
- Patos
- Queijos maduros
- Frango ao molho curry
Você também pode variar nas harmonizações seguindo as dicas ao longo do texto e adequar para novos pratos.
Vinho Pinotage Marcus James
E é claro que não iríamos deixar você sair desse conteúdo repleto de dicas sem uma sugestão de vinho Pinotage para experimentar!
A dica de hoje é o Marcus James Pinotage meio seco. De paladar macio e suave com um bom corpo, esse rótulo se destaca pelos aromas de cafés e especiarias com delicado frutado.
A coloração rubi-violeta é surpreendente, mas o que encanta mesmo nesse rótulo é seu corpo robusto mas ao mesmo tempo macio e delicado. Mais versátil impossível! Perfeito para excelentes harmonizações.
Na Bebidas Famosas você encontra esse e outros rótulos das principais uvas e regiões do mundo. Quer saber mais? Clique no banner abaixo e confira!
Assuntos sobre tudo que cerca o mundo da bebida e suas curiosidades você encontra em nosso blog. Não deixe de acompanhar!